Qua, 06 de outubro de 2021, 16:17

UFS realiza aulas inaugurais da Residência Multiprofissional em Ciências Agrárias
Projeto piloto foi referência para edital do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento
Residência da UFS se tornou base de edital do Mapa. (fotos: Adilson Andrade/Ascom UFS)

Na última terça-feira, 05, no auditório do prédio do curso de Zootecnia, ocorreu a aula inaugural da pós-graduação lato sensu de residência multiprofissional em Ciências Agrárias. A iniciativa, considerada piloto no Brasil, é desenvolvida pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

No total, 30 egressos dos campi de São Cristóvão e do Sertão da UFS das áreas da Engenharia Agronômica, Zootecnia, Engenharia Florestal, Engenharia de Pesca, Engenharia Agrícola, Medicina Veterinária e Agroindústria estão sendo contemplados com a possibilidade de aperfeiçoamento técnico.

Residentes receberão bolsa no valor de R$ 1.200 no período de especialização

Para o reitor Valter Santana, o desenvolvimento do setor produtivo significa também o desenvolvimento da sociedade. “Essa é uma residência que serviu como piloto para o Brasil e a UFS vem se consolidando ao longo do tempo. As nossas ações, para além da formação, devem estar voltadas para o propósito de olhar para a sociedade, entender as necessidades e nos aproximarmos cada vez mais, colocando os nossos alunos para aprender e produzindo conhecimento científico como um reflexo direto para a população e também para o setor produtivo”.

O objetivo do projeto, explicou o coordenador Veronaldo Souza de Oliveira, professor do Departamento de Zootecnia, é proporcionar ao profissional recém-formado a possibilidade de colocar em prática no mercado o que aprendeu na teoria durante a vida acadêmica. A seleção dos participantes ocorreu por meio de edital lançado no início de 2020, porém o começo das atividades foi adiado em virtude da pandemia da covid-19.

Cerca de 80 empresas públicas e privadas candidataram-se a receber os residentes e assinaram um Termo de Compromisso com a UFS. Os egressos puderam escolher qual das ofertas melhor adequava-se às suas pretensões profissionais e irão receber durante o período da especialização, de novembro a abril de 2022, uma bolsa no valor de R$ 1.200, além de seguro de vida e outros benefícios.

Além das atividades práticas, os bolsistas também terão aulas teóricas de maneira remota e, ao final, precisarão apresentar um Trabalho de Conclusão de Residência (TCR) para uma banca composta por três professores da UFS.

“É uma responsabilidade muito grande manter o nome da universidade dentro das empresas que vocês estão trabalhando. Quando o ministério cria a possibilidade de colocar o egresso já no campo, precisamos valorizar a oportunidade. Daqui a alguns meses vamos querer renovar e ter uma segunda residência e, para isso, vamos precisar mostrar os resultados práticos. Falo isso com muito orgulho de sermos a universidade que representa 91% da produção científica do estado de Sergipe, então vocês estão sendo formados em uma boa instituição”, explica o pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa da UFS, Lucindo Quintans.

Aula inaugural realizada no auditório do Departamento de Zootecnia

UFS como referência para lançamento de edital

A proposta de ofertar uma alternativa de qualificação profissional aos recém-formados na área de Agrárias surgiu no final de 2019. Na época, o professor Veronaldo Souza de Oliveira, então coordenador do Centro de Ciências Agrárias (CCA) apresentou a ideia para a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina Dias, em uma visita ao campus de Lagarto.

Diante da prévia aprovação da proposta, uma equipe da UFS foi à Brasília para a realização de ajustes no projeto e a posterior liberação de recursos. Na ocasião enquanto deputado federal, Laércio Oliveira auxiliou a UFS no contato com o Mapa, com o apoio do superintendente do ministério em Sergipe, Haroldo Araújo Filho.

A iniciativa piloto de Sergipe trouxe novos resultados. Inspirados pela proposta apresentada pela instituição, o Ministério da Agricultura lançou um edital para selecionar outras propostas de aperfeiçoamento técnico em todo o país, contemplando 75 projetos e um montante de mais de R$ 17 milhões investidos.

Aula inaugural também aconteceu no campus do Sertão. (foto: campus do Sertão)

Da UFS, outras propostas foram selecionados: Residência Multiprofissional em Desenvolvimento de Competências e Habilidades Profissionais de Egressos em Ciências Agrárias (coordenada pelo professor Marcos Eric) e Residência Multiprofissional em Qualificação Profissional para a Otimização de Sistemas de Produção de Milho e Forragens no Sertão Sergipano (coordenada pelo professor Nailson Lima).

“Há um sentimento de gratidão e de alegria muito mais forte porque sou egresso da UFS. Alimentávamos essa sensação a todo momento porque sabíamos que se desse certo seria algo muito gratificante não só como servidor público, ao ver uma política sendo implementada, mas também por ser da UFS e entender que o projeto vai encurtar o tempo que o egresso fica sem trabalho após a graduação”, ressalta o superintendente Haroldo.

No total, 10 alunos do campus do Sertão irão participar das duas residências. A aula inaugural ocorreu na última sexta-feira, 01. Damáris Nascimento está entre esses estudantes que viram a oportunidade da especialização. Egressa do campus, ela enxergou o potencial da residência para o seu futuro profissional.

“Vi a oportunidade de me especializar na otimização na produção de milho e forragem no Sertão sergipano porque sou do município de Carira, um dos principais produtores do estado, e essa é uma área que tem demanda na minha região. Vai ser um aprendizado a mais, uma especialização que vai me ajudar no futuro dentro mercado de trabalho”.

Andréa Santiago - TV UFS

Letícia Nery - Ascom UFS