Qua, 06 de outubro de 2021, 17:17

Curso sobre Metodologias Ativas é ofertado para docentes da UFS
Iniciativa atenderá os diversos centros e campi

A Universidade Federal de Sergipe (UFS) oferecerá um curso de formação docente sobre o uso de Metodologias Ativas, voltado para os professores da instituição. A iniciativa é uma parceria da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), por meio do Departamento de Licenciaturas e Bacharelados (DELIB), com a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP).

O curso destacará princípios fundamentais da aprendizagem ativa e introduzirá de modo teórico-prático exemplos de Metodologias Ativas que podem ser trabalhadas tanto no formato presencial, como no formato híbrido, levando em consideração as mudanças na educação provocadas pelo contexto da pandemia da covid-19.

Serão destinadas 80 vagas para cada Centro/Campi, a serem preenchidas por ordem de inscrição, com carga horária total de 16 h, sendo 13 horas síncronas e 3 horas assíncronas. Se o número de inscrições for maior que 80, a PROGRAD abrirá, em momento oportuno, nova turma de capacitação para os excedentes.

Os links para inscrição foram enviados via memorando eletrônico aos centro/campi e departamentos. Para o Centro de Ciências Agrárias Aplicadas (CCAA) as inscrições se encerram nesta quarta-feira, 06 (elas já haviam sido divulgadas aqui). Para os demais centros e campi, a data limite é sexta-feira, 8.

A capacitação ocorrerá nos seguintes dias:

1) Para os cursos do Centro de Ciências Agrárias Aplicadas (CCAA), em 14, 21, 29 de outubro e 04 de novembro;

2) Para os cursos do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia (CCET), em 11, 18, 25 de novembro e 01 de dezembro;

3) Para os cursos do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) em 06, 13, 20 e 27 de novembro;

4) Para os campi de Itabaiana e Laranjeiras, em 03, 07, 09 e 13 de dezembro.

O Curso será ministrado pelas professoras Sindiany Suelen Caduda dos Santos, do Núcleo de Graduação em Educação em Ciências Agrárias e da Terra (NECATS, Campus do Sertão) e Maria do Socorro Ferreira da Silva, do Departamento de Geografia (Campus de São Cristóvão), em exercício provisório na Universidade Nacional de Brasília - UNB. Elas são fundadoras do Grupo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares em Metodologias Ativas - GEPIMA/UFS.

Maria Rodrigues (estagiária)
Marcilio Costa (jornalista/Ascom-UFS)