Qua, 13 de outubro de 2021, 16:36

Delegação da UFS está participando dos Jogos Universitários Brasileiros 2021
47 atletas vão competir em diversas modalidades esportivas até o dia 18 em Brasília
Delegação saiu do campus de São Cristóvão da UFS. (fotos: Ascom UFS)

“A expectativa é grande pelo esforço que a gente fez para participar dessa competição e isso tem que valer a pena. Vamos dar o nosso melhor e, se possível, votar com medalhas”. Esse é o desejo de Lucas Francisco, aluno do curso de Administração, ao embarcar no último sábado, 09, para os Jogos Universitários Brasileiros (Jubs). Com ele, outros 46 atletas da Universidade Federal de Sergipe estão em Brasília para participar da competição.

A delegação da UFS está participando nas modalidades de basquete, futsal, natação feminina e paranatação masculina, tênis de mesa, tênis de campo, atletismo, xadrez e e-Sports (League of Legends e Clash Royale). A abertura oficial do Jubs aconteceu no dia 12 de outubro e as competições iniciaram já no dia seguinte, com encerramento na próxima segunda-feira, 18.

Alunos vão competir até o dia 18 de outubro

Para o reitor Valter da Santana, o mais importante é que os estudantes possam se divertir nas competições. “Que eles sintam orgulho da trajetória e aproveitem o momento. Se der, cheguem até o final e tragam a medalha, mas quero que os nossos estudantes fiquem felizes pelo caminho percorrido”, afirma.

O reitor Valter Santana esteve presente no embarque da delegação

Diversos setores da universidade estiveram mobilizados para preparar a logística e infraestrutura dessa viagem. Para o embarque, a equipe de atletas estava vacinada contra a covid-19 e realizou teste para detecção do novo coronavírus, além de receber por parte da UFS o auxílio viagem no valor de R$ 400, dois uniformes de competição e fardamento extra.

O pró-reitor de Assuntos Estudantis, Marcelo Mendes, está em Brasília acompanhando de perto os alunos e destacou os esforços da universidade para oferecer uma boa assistência para as equipes. “A Proest tem um grande desafio na transição pandêmica, ao buscar a normalidade no âmbito das atividades da universidade. O esporte pode promover um ambiente de socialização e integração e a participação dos nossos atletas no maior campeonato brasileiro universitário simboliza esse retorno. Desejamos sucesso e afirmamos que a universidade está com eles, garantindo o apoio institucional”, ressalta.

Equipe da Copre/Proest fez a logística para que os atletas pudessem participar da competição

Na UFS, a organização para o evento ficou sob responsabilidade da Coordenação de Promoções Culturais e Esportivas (Copre). “Foi um esforço conjunto muito grande para poder dar conta. Começamos a planejar há três ou quatro meses e envolvemos o HU, Diase, Proex, e, claro, toda a Proest. Todos envolvidos no sentido de viabilizar essa viagem para que os alunos representem a UFS no Jubs 2021”, explica o coordenador da Copre, Randy Nascimento.

Kelly Mônica é egressa do curso de Educação Física e acompanhou a equipe como técnica do atletismo. Ela destaca como foi feito o trabalho de preparação para os dias de competição mesmo com os treinos sendo realizados a distância. “É um trabalho excelente com a colaboração do professor Randy, que está fazendo muito pelo esporte da UFS. É aquela luta porque a gente estava treinando, infelizmente, a distância por conta da pandemia e agora estamos tentando voltar com toda força”.

Em 2021, os Jogos Universitários Brasileiros são realizados em Brasília/DF

Jubs 2021

Neste ano, as atividades são realizadas na capital brasileira e o calendário completo do evento engloba atividades entre os dias 10 e 18 de outubro. Ao todo, 270 universidade e 3 mil atletas universitários estão envolvidos nas competições.

Letícia Nery – Ascom UFS

Atualizado em: Qua, 13 de outubro de 2021, 16:44