Plenário
Cerca de 80 alunos dos cursos de Direito e Economia das universidades Federal de Sergipe (UFS) e Tiradentes (Unit), acompanharam a sessão plenária do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE) nesta quinta, 31. A presença dos estudantes fez parte de mais uma edição do Projeto ´TCE Cidadão´, desenvolvido pela Escola de Contas Conselheiro José Amado Nascimento (ECOJAN), com o intuito de firmar parcerias com os setores da sociedade interessados em conhecer o funcionamento da Corte de Contas.
No caso da visita desta quinta, os professores do curso de Direito, Cláudio Maynart (UFS) e Araci Bispo (Unit), entraram em contato com o Tribunal para viabilizar a participação dos alunos. “O TCE deve estar perto da sociedade e os alunos devem estar próximos do TCE. Assistindo aos julgamentos eles vêem como é importante serem cidadãos brasileiros”, afirmou Maynart.
Mais uma vez a iniciativa foi bem recebida pelo conselheiro-presidente, Carlos Alberto Sobral de Souza, que abriu a sessão do Pleno dando as boas vindas aos estudantes. “Saúdo a presença dos alunos aqui e desejo que eles façam bom proveito da sessão. É um prazer para o Tribunal de Contas receber esses alunos agregando e fazendo uma interação com a sociedade”, saudou o presidente.
Os alunos assistiram com atenção à sessão, acompanhando a pauta de processos. Um deles destacou a importância de ter o contato com a prática: “a iniciativa é muito boa, é melhor do que estar só numa sala de aula sem contato com a prática. Aqui estamos tendo uma base do direito, da ética e da análise da contas, tudo isso é muito importante para a matéria de Instituições de Direito”, disse a estudante de Economia, Juliana Amorim.
Palestras
Depois do Pleno, os alunos foram conduzidos ao auditório do Tribunal onde assistiram a explanações do procurador do Ministério Público Especial (MPE), João Augusto dos Anjos Bandeira de Mello, e da coordenadora da ECOJAN, Patrícia Verônica Carvalho Sobral de Souza.
Antes de abordar a temática ´Histórico e Aspectos Constitucionais dos Tribunais de Contas´, a coordenadora cumprimentou os presentes explicando o objetivo da visita ao TCE: “é com grande satisfação que a ECOJAN recebe vocês para uma aula extraclasse para entender o que ocorre na administração pública, mais especificamente no Tribunal de Contas. No Pleno vocês acompanharam um julgamento administrativo e poderão agora fazer as devidas comparações em relação ao judiciário”.
Já o procurador Bandeira de Mello falou sobre os ´Aspectos Relevantes do Controle Externo´.
Ascom TCE