Qua, 13 de outubro de 2021, 17:49

Sentidos de "competência" no ideário educacional brasileiro é tema de obra lançada pela Editora UFS
Livro resulta de pesquisa de doutorado em Letras e Linguística

"O discurso da competência se filia à formação social capitalista, representada pela formação ideológica neoliberal e sua correspondente formação discursiva do mercado”, isso é o que procura demonstra o livro “Os sentidos de competência no ideário educacional brasileiro”, de Denson André Pereira da Silva Sobral.

Resultado de uma pesquisa de Doutorado em Letras e Linguística desenvolvida na Universidade Federal de Alagoas, no ano de 2014, o livro foi lançado em formato digital pela Editora UFS e pode ser baixado gratuitamente aqui.

Competência tem se limitado "a uma orientação dos indivíduos para responder apenas às exigências do mercado", pontua autor

A discussão é conduzida a partir da hipótese de que a natureza das transformações do modo de produção capitalista ao longo dos anos afeta diretamente a educação escolar e sedimenta os sentidos atribuídos ao termo “competência” no espaço educacional brasileiro.

O discurso de competência que predomina no ideário educacional brasileiro contemporâneo, portanto, “seria restrito, se limitando a uma orientação dos indivíduos para responder apenas às exigências do mercado, e não abarca as reais necessidades dos indivíduos”, explica o autor.

Obra foi tema do episódio 13 do Podcast Sinopse, programa que apresenta lançamentos da Editora UFS em entrevista com os autores

Podcast Sinopse

A obra “Os sentidos de competência no ideário educacional brasileiro” foi tema do episódio 13 do Podcast Sinopse, programa que apresenta os lançamentos da Editora UFS em entrevista com os autores. Ouça aqui.

O autor

Denson André Pereira da Silva Sobral, nasceu em 1979, graduou-se em Letras Português Francês pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) e doutorou-se em Linguística pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). É professor adjunto dos cursos de Pedagogia e Letras da UFAL e atua como professor voluntário no Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras (Profletras) da UFS, campus Itabaiana.

Atualizado em: Qua, 13 de outubro de 2021, 17:55