Sex, 15 de outubro de 2021, 11:27

UFS oferece capacitação sobre o uso de Metodologias Ativas
Para cada campus da UFS foram destinadas 80 vagas

A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) da Universidade Federal de Sergipe (UFS), por meio do Departamento de Licenciaturas e Bacharelados (Delib), está realizando um curso de formação docente sobre o uso de Metodologias Ativas. A abertura ocorreu na última quinta-feira, 14, de forma virtual, com a participação do reitor da UFS, Valter Santana.

A capacitação, que tem a parceria da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep), destaca os princípios fundamentais da aprendizagem ativa, introduzindo de modo teórico-prático exemplos que podem ser trabalhados tanto no formato presencial, como no formato híbrido, levando em consideração as mudanças na educação provocadas pelo contexto da pandemia da covid-19.

De acordo com a diretora do Delib, Patrícia Rosalba, para cada Centro/Campus da UFS foram destinadas 80 vagas, a serem preenchidas por ordem de inscrição. “O público da capacitação é formado por professores da UFS, mas neste primeiro momento ele foi aberto para os professores do Centro de Ciências Agrárias Aplicadas do campus de São Cristóvão”, afirma.


Curso é promovido pelo Departamento de Licenciaturas e Bacharelados. (foto: Reprodução)
Curso é promovido pelo Departamento de Licenciaturas e Bacharelados. (foto: Reprodução)

Cronograma

A capacitação continua para os cursos do Centro de Ciências Agrárias Aplicadas (CCAA) nos dias 21, 29 de outubro e 4 de novembro de 2021. Para os cursos do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia (CCET), as datas previstas são 11, 18, 25 de novembro e 1º de dezembro de 2021.

Já para os cursos do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) os dias de curso serão 6, 13, 20 e 27 de novembro de 2021. Finalmente, para os campi de Itabaiana e Laranjeiras, a capacitação ocorrerá nos dias 3, 7, 9 e 13 de dezembro de 2021.

“Os professores que tiveram interesse em participar da capacitação devem entrar em contato com o Delib para realizarem suas inscrições. A finalidade é formar professores, fazer com que as aulas se tornem mais atrativas e potencializar a qualidade pedagógica dos nossos cursos”, informa Patrícia Rosalba.

O curso tem um total de 16 horas, sendo 13 horas síncronas e três assíncronas. “Se o número de inscrições for maior que 80, a Prograd abrirá, em momento oportuno, uma nova turma de capacitação para os excedentes”, complementa.

As responsáveis por ministrar a capacitação são as professoras Sindiany dos Santos e Maria do Socorro da Silva, vinculadas ao Núcleo de Graduação em Educação em Ciências Agrárias e da Terra - Campus do Sertão e fundadoras do Grupo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares em Metodologias Ativas da UFS.

Ascom

comunica@academico.ufs.br


Atualizado em: Sex, 15 de outubro de 2021, 15:23
Notícias UFS