Sex, 15 de outubro de 2021, 16:44

Encerrado o curso de Atualização em Projetos Pedagógicos dos campi de Itabaiana e Laranjeiras
Foram 40 horas distribuídas em 13 encontros
Curso envolveu secretarias pedagógicas dos dois campi. (foto: reprodução)
Curso envolveu secretarias pedagógicas dos dois campi. (foto: reprodução)

O curso de Atualização em Projetos Pedagógicos dos Cursos de Graduação foi encerrado na manhã desta sexta-feira, 15. Foram 40 horas distribuídas em 13 encontros envolvendo as secretarias pedagógicas dos campi de Itabaiana e Laranjeiras. O curso iniciou em 8 de setembro.

Promovido pelo Departamento de Apoio Didático-Pedagógico (Deape), vinculado à Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), teve como objetivo discutir as principais normatizações que regulamentam, nos âmbitos interno e externo, os cursos de licenciatura e bacharelado da UFS.

Foram discutidos desde teorizações de currículo e avaliação até diretrizes nacionais, normas de estágio, extensão, temas transversais e escrita de pareceres.

De acordo com Lívia Cardoso, diretora do Deape, abordaram-se os desafios enfrentados pelas equipes pedagógicas no desenvolvimento das políticas de ensino, pesquisa e extensão, e sua relação propositiva com a estrutura dos projetos pedagógicos dos cursos. Houve também debate quanto às melhorias dos processos que tramitam nas unidades, em termos didático-pedagógicos, e de ferramentas nos sistemas da UFS.

Em relação ao papel do curso na carreira profissional, a diretora disse que, “considerando a função estratégica das secretarias pedagógicas na contextualização e consolidação dos processos de ensino, avalio como muito proveitosa a experiência, uma vez que foi identificada carências formativas nas equipes”.

Ascom

comunica@academico.ufs.br


Notícias UFS