
O curso de Atualização em Projetos Pedagógicos dos Cursos de Graduação foi encerrado na manhã desta sexta-feira, 15. Foram 40 horas distribuídas em 13 encontros envolvendo as secretarias pedagógicas dos campi de Itabaiana e Laranjeiras. O curso iniciou em 8 de setembro.
Promovido pelo Departamento de Apoio Didático-Pedagógico (Deape), vinculado à Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), teve como objetivo discutir as principais normatizações que regulamentam, nos âmbitos interno e externo, os cursos de licenciatura e bacharelado da UFS.
Foram discutidos desde teorizações de currículo e avaliação até diretrizes nacionais, normas de estágio, extensão, temas transversais e escrita de pareceres.
De acordo com Lívia Cardoso, diretora do Deape, abordaram-se os desafios enfrentados pelas equipes pedagógicas no desenvolvimento das políticas de ensino, pesquisa e extensão, e sua relação propositiva com a estrutura dos projetos pedagógicos dos cursos. Houve também debate quanto às melhorias dos processos que tramitam nas unidades, em termos didático-pedagógicos, e de ferramentas nos sistemas da UFS.
Em relação ao papel do curso na carreira profissional, a diretora disse que, “considerando a função estratégica das secretarias pedagógicas na contextualização e consolidação dos processos de ensino, avalio como muito proveitosa a experiência, uma vez que foi identificada carências formativas nas equipes”.
Ascom
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