Ter, 19 de outubro de 2021, 10:13

Projeto de extensão realiza teleatendimento em voz
Pode participar qualquer pessoa de 18 a 80 anos que tenha queixa de voz e exame de videolaringoscopia

Estudantes do Departamento de Fonoaudiologia do campus de Lagarto (DFOL), coordenados pela professora Ariane Damasceno Pellicani e supervisionados pela professora Aline Brito, irão oferecer à população sergipana uma nova modalidade de terapia vocal, a chamada telefonoaudiologia.

Pode participar qualquer pessoa de 18 a 80 anos que tenha queixa de voz e exame de videolaringoscopia (avaliação médica da laringe). O paciente receberá uma avaliação fonoaudiológica e, após isso, iniciará um programa de terapia vocal.

Caso seja visualizada a interferência do comportamento no distúrbio da voz, o paciente será convidado a participar de uma pesquisa que visa a aplicação do Programa Integral de Reabilitação Vocal (Pirv), na modalidade de teleatendimento. Esse programa visa a aplicação de terapia vocal por seis semanas e reavaliação.

Para Ariane, o projeto é uma experiência importante para o discente em Fonoaudiologia. O teleatendimento foi regulamentado em 2020 e é um formato novo de terapia fonoaudiológica.

“Temos ainda vários desafios pela frente. O projeto de extensão propiciará ao graduando em Fonoaudiologia a vivência desse novo formato de terapia totalmente inovador e, também, a vivência e conexão às tendências mercadológicas”, diz.

Sobre o benefício para os pacientes, ela afirma que esse modelo de terapia favorecerá a adesão e cumprimento das orientações vocais, visto que não precisará se deslocar para a realização da terapia fonoaudiológica.

Inscrição

As inscrições podem ser feitas via formulário e serão aceitas até o dia 29 de outubro. São disponibilizadas 10 vagas, além da criação de lista de espera.

O paciente que adentrar no projeto poderá ter apenas 2 faltas. Caso extrapole esse número, não tenha aderência ao programa de terapia ou não tenha acesso à internet e horário disponível, será convocado um candidato da lista de espera. A duração da consulta será de 50 minutos por 8 semanas. O ambulatório de telefonoaudiologia em voz funcionará às quintas das 14h às 18h.

Para mais informações, acesse o Instagram da Liga Acadêmica de Voz (Lavoz).

Ascom

comunica@academico.ufs.br


Atualizado em: Ter, 19 de outubro de 2021, 10:20
Notícias UFS