Seg, 08 de novembro de 2021, 17:49

Quatro professores da UFS recebem título de cidadania sergipana na Assembleia Legislativa
Entrega da honraria aconteceu na manhã desta segunda-feira na Alese
Entrega dos títulos ocorreu no gabinete da presidência da Alese. Fotos: Schirlene Reis/Ascom UFS
Entrega dos títulos ocorreu no gabinete da presidência da Alese. Fotos: Schirlene Reis/Ascom UFS

Os professores Adriano Antunes de Souza Araújo, Lucindo José Quintans Júnior, Lysandro Pinto Borges e Paulo Ricardo Martins Filho receberam o título de cidadania sergipana na manhã desta segunda-feira, 8, na Assembleia Legislativa de Sergipe.

A cerimônia de entrega da honraria aos quatro pesquisadores da Universidade Federal de Sergipe (UFS) foi presidida pelo deputado estadual Luciano Bispo (MDB), no gabinete da presidência da Alese, no palácio Governador João Alves Filho.

Os projetos de resolução para a concessão dos títulos de cidadania sergipana aos quatro professores foram propostos pelo deputado estadual Georgeo Passos (Cidadania), sendo aprovados por unanimidade pelos parlamentares sergipanos.

“Estamos aqui para reafirmar a importância da ciência para o desenvolvimento do estado e esses professores merecem toda atenção dessa Casa Legislativa pela produção científica de excelência, levando o nome de Sergipe além fronteira, em especial na atuação no enfretamento à pandemia da covid-19,” disse Georgeo Passos.


Cerimônia foi restrita por conta das medidas de prevenção ao contágio do novo coronavírus
Cerimônia foi restrita por conta das medidas de prevenção ao contágio do novo coronavírus

O reitor da UFS, professor Valter Santana, classificou a homenagem como o reconhecimento da sociedade sergipana, por meio do poder legislativo estadual, ao esforço da Universidade e de seus pesquisadores para o avanço da ciência.

“Esse título é um motivo de orgulho por todo o trabalho desenvolvido em prol da sociedade sergipana. Que isso possa cada vez mais estimular nossos pesquisadores a continuar servindo a nossa sociedade da melhor forma possível,” ressaltou o reitor.

Adriano Antunes de Souza Araújo

Professor do Departamento de Farmácia (DFA) e atual diretor do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), Adriano Antunes é natural de Pernambuco. Possui doutorado em Fármacos e Medicamentos pela Universidade de São Paulo (USP).

Antunes coordena o Laboratório de Ensaios Farmacêuticos e Toxicidade (LeFT) e também atua na docência junto aos programas de pós-graduação em Ciências Farmacêuticas (PPGCF) e em Ciências da Saúde (PPGCS). Está entre os cientistas mais influentes do mundo, segundo levantamento da Universidade de Stanford (EUA).


Professor Adriano Antunes recebe do deputado Georgeo Passos o título de cidadania sergipana
Professor Adriano Antunes recebe do deputado Georgeo Passos o título de cidadania sergipana

Adriano Antunes possui mais de 230 artigos publicados em revistas nacionais e internacionais na área de Tecnologia Farmacêutica e Controle de Qualidade Físico-Químico de Fármacos e medicamentos.

“Nesse percurso, é importante o reconhecimento da classe política pelo trabalho que desenvolvemos na Universidade na formação de tantas pessoas, sempre estimulado a busca pela ciência. Isso é muito gratificante,” destacou o professor.

Lucindo José Quintans Júnior

Professor do Departamento de Fisiologia (DFS) e atual pró-reitor de Pós-graduação e Pesquisa (Posgrap), Lucindo Quintans é paraibano. Tem mestrado e doutorado em Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Coordena o Laboratório de Neurociências e Ensaio Farmacológicos (LANEF) e ainda atua nos programas de pós-graduação em Ciências Farmacêuticas (PPGCF) e em Ciências da Saúde (PPGCS). Também aparece entre os pesquisadores mais influentes do mundo, de acordo com o ranking da Universidade de Stanford (EUA).


Lucindo Quintans e Jullyana Quintans, ambos os docentes atuam no Departamento de Fisiologia
Lucindo Quintans e Jullyana Quintans, ambos os docentes atuam no Departamento de Fisiologia

Tem publicações em periódicos nacionais e internacionais nas áreas de Ciências Farmacêuticas, Neurociências, Química e Farmacologia de Produtos Naturais, Inovação Terapêutica, Biotecnologia em Saúde e Farmacologia da Dor e Inflamação.

“Esse reconhecimento é compartilhado com a minha família, com todos que fazem a UFS e com a sociedade sergipana. Essa honraria nos estimula ainda mais a trabalhar pelo desenvolvimento do estado através dos caminhos da ciência,” enfatizou Lucindo.

Lysandro Pinto Borges

Nascido no Rio Grande do Sul, Lysandro Borges é professor do Departamento de Farmácia (DFA), onde coordena o Laboratório de Bioquímica Clínica (Labic). É mestre e doutor em Bioquímica Toxicológica pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Lysandro foi tutor da Residência em Epidemiologia Hospitalar do Hospital Universitário de Sergipe (HU-UFS) e atualmente é orientador de pesquisas junto ao mestrado em Gestão, Inovação e Tecnologias em Saúde (PPGITS-HU/UFS).


Professor Lysandro Borges coordena a Força-tarefa Covid-19 da UFS desde o início da pandemia
Professor Lysandro Borges coordena a Força-tarefa Covid-19 da UFS desde o início da pandemia

Lidera a Força-tarefa Covid-19 da UFS na execução de análises clínicas na detecção do SARS-CoV-2, por meio de sorologia, quimioluminescência e fluorescência, tendo realizado mais de 100 mil testes na população sergipana desde o início da pandemia.

“Gostaria imensamente de agradecer aos deputados pela lembrança do nosso nome neste momento diante de todo o trabalho que desenvolvemos antes mesmo da pandemia em prol do povo sergipano através da ciência,” declarou Lysandro Borges.

Paulo Ricardo Martins Filho

Baiano de nascimento, Paulo Martins Filho graduou-se em Odontologia pela Universidade Federal de Sergipe, onde fez mestrado e doutorado no Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde. É professor do Departamento de Educação em Saúde (DESL).

Coordena o Laboratório de Patologia Investigativa (LPI), onde desenvolve pesquisas com ênfase em epidemiologia, estatística e síntese de evidências em saúde. Também atua nos programas de pós-graduação em Ciências da Saúde e em Odontologia da UFS.


Paulo Martins Filho é considerado um dos principais pesquisadores sobre covid-19 do país
Paulo Martins Filho é considerado um dos principais pesquisadores sobre covid-19 do país

“Para mim é uma honra muito grande receber esse título. São mais de 30 anos residindo no estado e a Universidade Federal de Sergipe é a minha casa. Foi nela que fiz toda a minha formação da graduação ao doutorado,” afirmou o pesquisador.

Paulo Martins está entre os cinco principais pesquisadores do país em publicações científicas sobre a covid-19, conforme levantamento da Agência USP de Gestão da Informação Acadêmica, com base em informações da plataforma Dimensions.

Josafá Neto

comunica@academico.ufs.br


Atualizado em: Seg, 08 de novembro de 2021, 18:45

Notícias Relacionadas
Notícias UFS