O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, ficando atrás apenas do câncer de pele não-melanoma. E é por isso que a Divisão de Assistência ao Servidor da Universidade Federal de Sergipe (Diase) teve a iniciativa de elaborar a cartilha #NovembroAzul.
O material explica de forma clara e objetiva o que é o câncer de próstata, os sintomas, quais os fatores que podem contribuir para que uma pessoa o desenvolva e as medidas preventivas necessárias para diminuir o risco de desenvolvê-lo.
“Acreditamos que a informação tem o poder de gerar mobilização social, então esperamos contribuir com a comunidade universitária no sentido de promover o conhecimento como mecanismo de prevenção, assim facilitamos a aprendizagem e fixamos as informações a respeito do câncer de próstata", disse Francielly Leite, membro e chefe da equipe administrativa da Diase.

De acordo com o material, a idade, a raça e o histórico familiar são fatores importantes e que influenciam nas chances de um homem ter câncer de próstata. Outro fator importante é a obesidade. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), teremos todos os anos 65.840 novos casos de câncer de próstata no país, entre 2020 e 2022.
Sobre a Diase
A Diase é um órgão que está vinculado à Gerência de Recursos Humanos e ao Departamento de Avaliação e Assistência ao Servidor. A sua principal finalidade é prestar atendimento de perícias médicas aos servidores da UFS e a promoção da saúde do servidor, implementando programas de qualidade de vida, elaborando boletins informativos que falem sobre assistência à saúde, prestando assistência médica (atendimento clínico) aos servidores técnico-administrativos e docentes da UFS, entre outros.
Para conferir a cartilha e realizar o download, clique aqui.
Atenção: A informação existente na cartilha tem o intuito de conscientizar e apoiar a promoção à saúde do homem, não podendo substituir a consulta médica. Procure um profissional da saúde e realize seus exames periodicamente.
Ascom UFS