Sex, 12 de novembro de 2021, 16:51

Lançamento do livro “Azahar: Flor de Laranjeiras” na UFS reúne público em sessão de autógrafos
A obra lançada marca o encerramento oficial do projeto
Livro marca o encerramento oficial do projeto "Azahar: Flor de Laranjeiras". (fotos: Adilson Andrade/Ascom UFS)
Livro marca o encerramento oficial do projeto "Azahar: Flor de Laranjeiras". (fotos: Adilson Andrade/Ascom UFS)

Como encerramento do projeto “Azahar: Flor de laranjeiras”, aconteceu na Universidade Federal de Sergipe (UFS) o lançamento do livro de mesmo nome, reunindo todas as experiências do projeto nos quase três anos de atividades. A cerimônia foi realizada no hall da Reitoria na última quinta-feira, 11.

O início do evento contou com apresentação cultural do grupo de Samba de Pareia da Mussuca, quilombo localizado no município de Laranjeiras/SE. Logo em seguida, a professora Patrícia Rosalba, uma das coordenadoras do projeto, apresentou o livro.


Samba de Pareia da Mussuca marcou o início do evento
Samba de Pareia da Mussuca marcou o início do evento

“A gente envolveu toda a comunidade de Laranjeiras com muita ênfase na produção de pesquisa científica e atividades de extensão e ensino. Quando vemos o trabalho posto em texto e imagens, reproduzido em forma de livro, é muito bom. É uma sensação de muita felicidade de poder reunir várias pessoas para compartilhar esse momento de alegria. E, claro, nos lembra que precisamos fazer sempre mais, olhando para o meio ambiente e para questões sociais.”, afirma Patrícia, também diretora do Departamento de Licenciaturas e Bacharelados (Delib).


Lançamento contou com sessão de autógrafos dos professores Antenor Aguiar e Patrícia Rosalba
Lançamento contou com sessão de autógrafos dos professores Antenor Aguiar e Patrícia Rosalba

Dividido em duas partes – “Azahar” e “Flor de laranjeiras” - o livro conta com sete artigos científicos de pesquisadores, professores e discentes que abordam temas como educação ambiental, monitoramento hídrico, qualidade da água, restauração florestal e solos. Além da professora, a obra também conta com organização dos professores Antenor Aguiar e Thadeu Ismerim.

Todo o público presente no evento recebeu um exemplar e, na oportunidade, houve sessão de autógrafo e troca de experiências com os demais integrantes do projeto. Representando a gestão da UFS, compareceram ao evento o reitor Valter Santana, o vice-reitor Rosalvo Ferreira e o pró-reitor de Graduação Dilton Maynard.


O reitor Valter Santana e o vice-reitor Rosalvo Ferreira participaram da cerimônia
O reitor Valter Santana e o vice-reitor Rosalvo Ferreira participaram da cerimônia

“A UFS cumpre seu papel como uma instituição não só formadora, mas também que se preocupa para além da formação. Nos preocupamos em ofertar e devolver à sociedade aquilo que temos de melhor: nossos professores, servidores, alunos, e o conhecimento gerado. Esse projeto representa muito bem aquilo que temos na universidade. O grupo consegue devolver para a sociedade sergipana um produto que vai ficar enraizado, melhorando a nossa sociedade. Então é um orgulho muito grande participar desse momento e parabenizo todos do projeto”, diz Valter.

O projeto


Professor Thadeu Ismerim, um dos organizadores do livro
Professor Thadeu Ismerim, um dos organizadores do livro

“Azahar: Flor de Laranjeiras” é um projeto realizado pela Universidade Federal de Sergipe em parceria com a Fundação de Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão de Sergipe (Fapese), com apoio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental.

“A gente tinha um projeto anterior em Canindé de São Francisco e a Petrobras nos convidou durante o Fórum Mundial de Água para fazer um trabalho em Laranjeiras, com maior foco na educação ambiental”, explica o professor Antenor.


Público recebeu um exemplar da obra durante a cerimônia de lançamento
Público recebeu um exemplar da obra durante a cerimônia de lançamento

Com mais de 20 pessoas envolvidas, entre professores, estudantes e profissionais contratados, o objetivo principal é a sustentabilidade hídrica da bacia hidrográfica do Rio Sergipe. Foram trabalhados quatro eixos: educação ambiental, monitoramento da qualidade e quantidade da água nos rios Cotinguiba e Sergipe, pesquisas e restauração florestal.

“Foram muitos trabalhos, mas também muitas alegrias. Nós fizemos três cartilhas, série de palestras, dias de campo, cursos nas escolas municipais e estaduais em Laranjeiras, oficinas sobre atividades produtivas e direitos humanos, e terminamos esse conjunto de ações com um curso de especialização em recursos hídricos e meio ambiente. Temos 56 alunos nessa especialização, dos quais 31 são professores da rede pública de Laranjeiras”, ressalta Antenor.

Letícia Nery – Ascom UFS

comunica@academico.ufs.br


Atualizado em: Sex, 12 de novembro de 2021, 17:08
Notícias UFS