Qui, 18 de novembro de 2021, 16:09

Professor do Departamento de Filosofia da UFS lança livro sobre Clarice Lispector
Intitulada “Clarice Lispector: quando Deus acontece”, a obra foi lançada em outubro

O professor Cícero Cunha Bezerra, do Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e organizador de várias coletâneas focadas nas relações entre filosofia, religião e neoplatonismo, lançou seu novo livro intitulado “Clarice Lispector: quando Deus acontece”. O lançamento da obra ocorreu no dia 20 de outubro pela Editora Via Veritas (Rio de Janeiro) no Canal Razão Cega, Faca Amolada.

A live de lançamento contou com a participação da professora Nádia Gotlib (USP), que escreveu a apresentação do livro junto com o prefácio da professora aposentada Maria Lúcia dal Farra (UFS).

“‘Clarice Lispector: quando Deus acontece’ nasceu como fruto do trabalho desenvolvido durante o período de 2014 a 2020, sob forma de bolsa de produtividade em pesquisa do CNPq. O livro baseia-se na interpretação dos romances, contos e crônicas de Clarice Lispector, focando na presença de elementos que circunscrevem uma aproximação à noção de Deus na obra clariciana sem, no entanto, limitá-la a visões religiosas particulares”, comentou o autor.


“Clarice Lispector: quando Deus acontece”, editora: Via Veritas, 2021. (foto: Reprodução)
“Clarice Lispector: quando Deus acontece”, editora: Via Veritas, 2021. (foto: Reprodução)

Além de capítulos inéditos, o livro traz alguns artigos publicados ao longo desse período em revistas importantes no Brasil. A ideia, de acordo com o professor Cícero, era “lançar o livro em um formato presencial, em algumas capitais do Brasil e, no caso de Aracaju, em um evento no qual seriam lidas e comentadas algumas passagens da obra de Clarice”. Contudo, isso não foi possível devido à pandemia.

Quando questionado sobre as inspirações para a construção da obra, o autor expressou: “As motivações que me levaram à construção, em particular deste livro, vêm da minha formação de filosofia em diálogo com a literatura, inclusive com participação no PPGL/UFS, tomando como confluências as tradições neoplatônica e mística que, em diálogo com o pensamento pós-metafísico, permitiram a proposição de uma via interpretativa capaz de unir aspectos espirituais (transcendentes) e mundanos (imanentes) em torno da noção de acontecimento que, para mim, define de modo próprio as relações claricianas no que se refere à presença de Deus em suas obras”.


Cícero Cunha Bezerra é professor efetivo do Departamento de Filosofia. (foto: Arquivo pessoal)
Cícero Cunha Bezerra é professor efetivo do Departamento de Filosofia. (foto: Arquivo pessoal)

O livro propõe um caminho interpretativo da experiência de Deus presente nos romances, crônicas e contos tomando como centro a noção de acontecimento. “É comum, quando se estuda a literatura de Clarice Lispector, a utilização do termo “epifania” para se referir às irrupções, aparições e manifestações de Deus ou de episódios que desviam, desestruturam e desencadeiam consequências diversas ao longo das narrativas. No entanto, dado o meu interesse em situar a escrita de Clarice no contexto de uma filosofia que parte do pressuposto teórico de uma desconstrução de todo fundamento, acredito que o conceito filosófico de “acontecimento” é mais próprio para pensarmos o que acredito ser o núcleo da escrita clariciana, isto é, a irredutibilidade da vida aos fatos do mundo. Acontecimento é um termo que tem na base a condição de ser algo que aponta sempre para o devir e para a multiplicidade. Dito de modo mais clariciano, o acontecimento de Deus é sempre desencadeador de acontecimentos e, por isso mesmo, é livre e gratuito”, conclui Cícero.

A venda da obra está sendo realizada pelo site da Editora Via Veritas e o livro também já está disponível em várias livrarias conhecidas do Brasil.

Jaynne Pereira (estagiária/Ascom UFS)

Letícia Nery (Ascom UFS)

comunica@academico.ufs.br


Atualizado em: Qui, 18 de novembro de 2021, 17:17
Notícias UFS