Ter, 23 de novembro de 2021, 10:14

Aberta a 7ª Semana Acadêmico-Cultural da UFS
Evento será realizado até esta quarta, 24
Fotos: reprodução.

Foi realizada na manhã de ontem, 22, a conferência de abertura da 7ª Semana Acadêmico-Cultural (Semac) da Universidade Federal de Sergipe. A palestra “O futuro da universidade pública e da ciência no Brasil em 2040”, proferida pelo professor Samuel Alves Soares, da Universidade Estadual Paulista (Unesp), ocorreu de forma online através do canal do YouTube da TV UFS.

Veja a programação completa da Semac

“Somos seres de projeção que atuam em busca da redução das incertezas. O futuro é onde estaremos, ainda que por vezes possamos amedrontar e mesmo nos confundir”, citou o palestrante.

Nesta edição, a Semac ocorre de 20 a 24 de novembro eminentemente de forma remota (mas há algumas atividades de forma presencial). “Uma união de esforços para que pudéssemos neste ano realizar a Semana Acadêmica. Desta vez, em um formato remoto dadas as circunstâncias sanitárias e ainda as exigências colocadas pela pandemia”, expressou a professora Karyna Batista Sposato, coordenadora do evento.

Semac abertura 2021 2

“Ainda assim, com esse novo desafio que a pandemia nos trouxe, ousamos realizar o evento para justamente alimentar esse sentimento de coletividade, de construção coletiva, de pertencimento a essa unidade da Universidade Federal de Sergipe, que é uma comunidade muito importante para o desenvolvimento do estado e, mais que isso, a Semac também nos possibilita dialogar e nos integrar com a sociedade sergipana, com a comunidade externa”, complementou a professora do Departamento de Direito.

O evento iniciou com uma apresentação do projeto de extensão Coral da UFS (Corufs) intercalando com imagens do estado por conta do seu centenário. Após a abertura, a Semana Acadêmica teve continuidade com uma mostra da Coordenação de Relações Internacionais (Cori). Foi a primeira mostra de internacionalização da UFS. Contou com a participação dos seguintes grupos: “Idiomas sem Fronteiras”, “Cátedra Marquês de Pombal", "Laboratório de Dosimetria Biofísica”, “Centro Internacional de Estudos Árabes e Islâmicos”, “Rede Internacional de Direito Constitucional da Família” (RIDCF) e “Centro Internacional e Multidisciplinar de Estudos Épicos” (CIMEEP).

Semac abertura 2021 3

No período da tarde, outras atividades foram realizadas, como o 13º Encontro de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, realizado presencialmente, e o minicurso sobre “Como elaborar um projeto de pesquisa”, além de atividades de extensão.