
O comandante-geral da Polícia Militar de Sergipe (PM-SE) coronel Marcony Cabral esteve reunido na manhã desta quarta-feira, 15, com o reitor Valter Santana para tratar de parcerias. O intuito é estabelecer acordos em projetos ligados à Medicina Veterinária e na potencialização, por meio da extensão universitária, do projeto Estrelas do Mar, coordenado pelo vereador de Aracaju sargento Byron. O encontro ocorreu na Sala de Reuniões do Gabinete do Reitor, no campus de São Cristóvão.
O gestor da UFS colocou a instituição de portas abertas. “Traga seus problemas que a gente estuda a solução. Temos toda a disposição de receber suas necessidades. Somos uma instituição pública, se não fizermos ações em favor da sociedade os recursos que nos sustentam serão vistos como gastos e não como investimentos”.

Para o comandante, para além de experimentar cooperação da UFS para suas demandas prementes, como ações junto à cavalaria (a PM desenvolve atividades também de equoterapia) e ligadas à práticas terapêuticas (estresse e ansiedade na tropa, por exemplo), a PM busca mais: humanizar a sua imagem.
“Somos seres humanos, estamos em busca de conhecimento. E ações com a UFS podem ajudar nossa busca pela aproximação cada vez maior com a sociedade”, diz.
Ao final do encontro, ambas as instituições fortaleceram a necessidade de parcerias multidisciplinares ao que, o reitor, reiterou a predisposição para tal.
“A resolução dos seus problemas transforma-se em ampliação das ações da UFS. Nós temos uma expertise, uma massa crítica à espera das suas demandas”.
Também participaram da reunião Edenisson Paixão e Paulo Paiva, coronéis da PM-SE.
Luiz Amaro
comunica@academico.ufs.br