A Universidade Federal de Sergipe (UFS) finalizou o seu Portal de Dados Abertos, que disponibiliza dados e informações públicas da instituição para a comunidade, de acordo com a Lei de Acesso à Informação Pública. O portal foi desenvolvido pelo Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) da universidade, em parceria com a Fábrica de Software da UFS.
De acordo com o coordenador da Fábrica de Software, Marcos Dósea, qualquer pessoa com conhecimentos técnicos básicos sobre tratamento de dados pode usar os dados abertos para criar visualizações, infográficos e realizar análises.
“Os dados disponibilizados no portal podem ser acessados por toda a população, além de utilizados para o desenvolvimento de aplicativos e ações realizadas pela própria universidade e por outros órgãos, públicos ou privados”, explica.
Atualização
O coordenador ressalta que os dados no portal são atualizados periodicamente, conforme Plano de Dados Abertos da UFS. “Todas as pró-reitorias e o Colégio de Aplicação precisaram colaborar com a equipe responsável pelo desenvolvimento. Atualmente são disponibilizados no portal dados sobre projetos de pesquisa, extensão, produtos de inovação, contratos e convênios, docentes e discentes, cursos, dentre outros itens”, detalha Dósea, que aproveita para destacar que, pelo painel da Controladoria Geral da União, a UFS é a única instituição federal com Plano de Dados Abertos (PDA) publicado e aprovado e com cronograma de abertura dentro do prazo.
Para o ouvidor da UFS, Marcos Cabral, a disponibilização do Portal de Dados Abertos traz consigo uma grande relevância social. “O Portal de Dados Abertos da UFS é um sítio na internet que disponibiliza, para a comunidade, dados e informações de natureza acadêmica e administrativa da nossa Universidade. É uma ferramenta de grande relevância social, por assegurar a transparência da gestão dos órgãos públicos, inclusive quanto à utilização dos recursos a eles destinados”, aponta o ouvidor.
Ele explica que essa abertura dos dados é obrigatória para todas as instituições federais. “É uma ação que faz parte da Política de Governo Digital, sendo regulamentada, entre outros, pelo decreto nº 8.777, de 11 de maio de 2016, que institui a política de Dados Abertos do Poder Executivo Federal e o pelo decreto 10.332, de 28 de abril de 2020, que institui a estratégia de Governo Digital para o período de 2020 a 2022, no âmbito dos órgãos e entidades da administração pública federal”, pontua Cabral.
“Qualquer pessoa com conhecimentos básicos de informática pode usar os dados abertos para baixar arquivos, criar visualizações, infográficos e realizar análises”, complementa.
Conheça o Portal de Dados Abertos da UFS.