Desde o último domingo, 02, a cidade de Laranjeiras/SE recebe o 47º Encontro Cultural de Laranjeiras e a Universidade Federal de Sergipe (UFS), tradicionalmente, marca presença na festividade. O evento, que já faz parte do calendário cultural do município, teve início com a coroação da Rainha das Taieiras e a procissão alusiva a São Benedito e Nossa Senhora do Rosário, com a festa de Reis, e segue até o dia 08 de janeiro.
Confira a programação completa
Com o tema “Culturas populares: os caminhos dos estudos no século XXI”, essa edição do simpósio conta com mostra de curtas, lançamento de livros, rodas de conversa, exposições e apresentações de grupos culturais.
O vice-reitor da UFS, Rosalvo Ferreira, esteve presente nesta quinta-feira, 06, e destacou a relevância do evento para o público e para a comunidade acadêmica. “O 47° Simpósio de Cultura de Laranjeiras consiste em um espaço de discussão e apontamentos para o fortalecimento da cultura sergipana”, afirma.
O campus de Laranjeiras da UFS sediou algumas atrações da edição do evento, como as exposições “Os Cartazes dos Encontros Culturais de Laranjeiras de 1978-2020: Coleção Maria Luiza Ferreira Ribeiro”, da curadora Adirany da Silva Reis, e “Preto Sergipe”, do artista Edwyn Gomes.
Reafirmando a relevância da universidade para o encontro cultural, o diretor do campus, César Henriques, explica sobre a participação da UFS durante todos os anos.“A UFS sempre teve uma participação em todos os encontros culturais, apoiando a sua realização e participando intensamente, em especial no simpósio e na parte acadêmica do evento. Principalmente após a chegada do campus em Laranjeiras, a UFS é uma instituição imprescindível para o encontro cultural”.
Para a pró-reitora de Extensão Sueli Pereira, o fato de o evento possuir programação dentro do campus universitário é um destaque. “A UFS é uma grande parceira das instituições que promovem ações de cultura e arte. É importante poder abraçar um evento relevante para o estado e para o próprio município de Laranjeiras, que tem uma raiz cultural muito forte, além de estarmos presentes por meio do campus de Laranjeiras”, pontua.
“Os cursos alocados no campus (de Laranjeiras) têm relação com o aspecto cultural. Assim, a gente consegue fortalecer as ações de extensão e as ações de cultura e arte no estado de Sergipe”, destaca também Sueli.
Promovido pelo Governo do Estado em parceria com a Prefeitura Municipal de Laranjeiras, a Universidade Federal de Sergipe, o Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe e o Conselho Estadual de Cultura, o evento, gratuito e aberto ao público, exige a apresentação do certificado de vacinação contra covid-19 e documento com foto, além do uso obrigatório de máscara.
Pedro Ramos - Ascom UFS
comunica@academico.ufs.br