Qua, 12 de janeiro de 2022, 16:07

UFS publica Plano de Desenvolvimento Institucional 2021-2025
Dividido em eixos estruturantes, esse é o principal documento estratégico da universidade

Você sabe qual a missão da Universidade Federal de Sergipe? Conhece a política pedagógica, suas metas e estratégias? Tem vontade de verificar o que foi traçado para a UFS nos próximos cinco anos? Todas essas informações estão especificadas no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2021-2025, que acaba de ser publicado. Esse é o principal documento institucional, constituindo-se em requisito indispensável para o seu credenciamento ou recredenciamento junto ao MEC.

No âmbito da UFS, o documento abrange sempre um ciclo de 5 anos, sendo que o primeiro englobou o período de 2001-2004. Este quinto PDI apresenta como temática central “Inovação e Inserção Social com Qualidade Acadêmica”, dividido em oito eixos estruturantes.

+Clique aqui para acessar o PDI UFS 2021-2025

Para o vice-reitor Rosalvo Ferreira, a universidade entrega um documento resultado de um trabalho bastante intenso. "Tudo foi feito com profundidade, participação e esforço coletivo, e tem a marca da transparência para que a universidade possa se desenvolver ainda mais em relação à governança, capacidade de execução de ações de ensino, pesquisa, extensão, infraestrutura, acessibilidade, indicadores de desempenho acadêmico e condições orçamentárias. É o arcabouço técnico formal e estratégico que a universidade passará a utilizar como baliza e orientação para efeito das suas ações", afirma.

Processo de estruturação

O debate para a formulação do Plano de Desenvolvimento Institucional foi iniciado em abril de 2021, quando a universidade instituiu o grupo de trabalho responsável pela elaboração do documento por meio da Portaria Nº 425/2021/GR.
Em maio, a comunidade acadêmica pôde participar da construção do PDI, com contribuições sobre as particularidades de cada campus. Para incentivar a colaboração, foi lançada uma campanha que chama a atenção para a consulta pública realizada com o objetivo de levantar ideias e sugestões.

E durante o Seminário de Alta Gestão, no mês de novembro do mesmo ano, a proposta do PDI 2021-2025 foi apresentada, como fruto de todas as contribuições e debates das unidades administrativas e acadêmicas em busca de uma universidade cada vez mais democrática, inovadora e inclusiva.

"O PDI é a base para o planejamento dos próximos cinco anos e ele foi construído coletivamente, com envolvimento dos centros, departamentos, cursos, núcleos, teve fase de discussão no âmbito da comissão executiva e da comissão geral, e depois foi apreciado no Conselho Universitário", ressalta o vice-reitor.

Letícia Nery - Ascom UFS

comunica@academico.ufs.br