Qua, 09 de fevereiro de 2022, 13:14

Codap distribui cestas básicas para estudantes
São 150 estudantes beneficiados, com 900 cestas a serem entregues até abril

O Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Sergipe (Codap) distribuiu na manhã desta quarta-feira, 300 cestas básicas para estudantes em vulnerabilidade social. As aulas estão ocorrendo no formato remoto desde o início da pandemia, e as cestas são uma compensação aos alunos que estão deixando de usufruir da merenda escolar.

Foram selecionados 150 estudantes em vulnerabilidade social, dentre os 420 alunos do Codap. Hoje foram distribuídas as cestas referentes a janeiro e fevereiro, e em março e abril serão entregues outras 300 mensais, totalizando 900 kits.

“Esse processo foi aberto em agosto, mas como o processo é licitatório, só agora no final de janeiro é que a licitação foi concluída para iniciar a entrega”, explica o diretor do colégio Carlos Alberto Barreto.

Carlos Alberto Barreto é diretor do Colégio de Aplicação. (Fotos: Schirlene Reis - Ascom UFS)

O diretor conta que em julho do ano passado foi feito um levantamento pela assistência social da universidade, que selecionou as 150 famílias com situação de maior vulnerabilidade. “Mas como de julho pra cá algumas situações modificaram, algumas pessoas contempladas disseram que no momento já não mais necessitam, então temos confirmada a entrega para 144 pessoas”, diz o professor, ressaltando que as restantes serão garantidas para os alunos que estão na “fila” do levantamento de vulnerabilidade.

Aline Rejane de Medeiros é mãe de Renan Medeiros, que estuda no 8º ano - desde o 6º no Codap. Ela enfatiza a importância da cesta de alimentos diante do difícil cenário econômico enfrentado atualmente.

“[O Codap] já tem demonstrado que veio mudando muitas coisas e a minha expectativa está maior ainda, estou muito confiante pelo trabalho da nova direção. Estou muito agradecida, tenho fé em Deus que coisas melhores ainda estão por vir, não tenho dúvida disso”, pontua.

Talita Santana, mãe de Erick Vinícius, 6º ano, também destaca a contribuição que a cesta traz - “veio em boa hora, porque não está fácil” -, porém, está torcendo para o fim das aulas online. “Espero que esse ano seja presencial. Ele mais ainda, é o que ele mais pede, não aguenta mais a remota”, conta, apontando para Erick.

Aline Rejane de Medeiros, mãe de Renan Medeiros, 8º ano.

União de forças

Durante a pandemia, o Ministério da Educação orientou que os recursos destinados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) à alimentação dos estudantes fossem utilizados na aquisição e distribuição de cestas básicas aos discentes. Quem explica a situação é Bárbara Rocha, coordenadora de Alimentação e Nutrição da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis.

“Pelo que a UFS recebe de recursos do FNDE, daria para contemplar apenas 30 alunos mensalmente, então a gestão da UFS ampliou para o atendimento de 150 estudantes, com o custeio da universidade”, diz a nutricionista.

Bárbara fala do desafio que foi construir as condições para a aquisição dos alimentos. “A UFS ainda está se estruturando no Programa Nacional de Alimentação Escolar, que é um sistema específico para os alunos que são atendidos pela rede básica de educação. Como essa estrutura não existe autonomamente no Colégio de Aplicação, então sentamos com a direção do Codap e discutimos como fazer isso pelo sistema de refeitórios que é vinculado à Proest, numa tentativa de otimizar e utilizar os recursos humanos qualificados - que são as nutricionistas do Resun - para fazer essa licitação”, explica.

Para Carlos Alberto, a iniciativa foi essencial, considerando o perfil do estudante do Codap. “Estamos desde 2009 no modelo do sorteio público, e através do sorteio passamos a receber um público mais heterogêneo, e também maior quantidade de pessoas com vulnerabilidade social”, lembra.

“Os alunos têm auxílio estudantil - inclusive continuam recebendo, durante a pandemia - e estamos trazendo a cesta básica que está sendo uma complementação para essas pessoas”, completa.

Aulas presenciais

Na próxima sexta-feira, 11, o Conselho Geral do Codap se reunirá para decidir a data de início do próximo ano letivo e também qual modelo será adotado nesse retorno. Carlos Alberto antecipa que a ideia é que as aulas voltem no dia 4 de abril, ou totalmente presenciais, ou em formato híbrido - combinação entre presencial e remota.

Atualizado em: Qua, 09 de fevereiro de 2022, 13:29