Sex, 18 de março de 2022, 13:14

Sede definitiva do Campus do Sertão reaproveitará águas das chuvas e produzirá energia solar
Reitor em exercício visita obras e elogia projetos de sustentabilidade e acessibilidade
1g6a1236

O vice-reitor da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Rosalvo Ferreira, no exercício da reitoria, visitou nesta quinta-feira, 17, as obras de construção da sede definitiva do Campus do Sertão, em Nossa Senhora da Glória. Ele aproveitou a visita também para reunir-se com a equipe de direção da unidade.

Rosalvo Ferreira, reitor em exercício: “A estrutura da obra é realmente algo que chama a atenção”. (Fotos: Schirlene Reis)

Chamou a atenção do gestor o sistema de captação das águas pluviais para reaproveitamento nos prédios. Segundo o engenheiro civil da UFS Valdir Teixeira Santos, responsável pela fiscalização do contrato, o projeto prevê o recolhimento das águas das chuvas e da condensação dos ares-condicionados.

“As águas serão acumuladas em reservatórios após passarem por um sistema de tratamento (filtragem), e serão reaproveitadas nas bacias sanitárias”, explica o profissional. “[Será um] sistema de bypass, no momento em que não houver essa água suficiente para alimentar as bacias, o sistema automaticamente acionará o abastecimento do fornecimento convencional”, completa.

Águas das chuvas e dos ares-condicionados serão captadas e acumuladas em reservatórios (vê-se nas aberturas no solo), para reaproveitamento nos banheiros.

A ideia de sustentabilidade no projeto da construção vai além. É previsto um ambicioso sistema para produção de energia solar, a partir da instalação de 3.100 placas fotovoltaicas como cobertura de 365 vagas nos estacionamentos do campus.

“A estrutura da obra é realmente algo que chama a atenção. Os espaços estão sendo muito bem construídos e se imagina que, quando entregues, serão referência”, exclama o reitor em exercício.

Vice-reitor aproveitou a visita para reunir-se com a direção do campus.

Acessibilidade

Outro cuidado assumido pelos idealizadores do projeto é com a acessibilidade. Os acessos ao campus e entre os prédios estão sendo construídos obedecendo todos os preceitos para permitir a locomoção de pessoas com deficiência. Além disso, os prédios com mais de um pavimento receberão plataformas elevatórias visando à acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida.