Qua, 23 de março de 2022, 13:39

Gestores da UFS coordenam parceria com Instituto Confúcio na Universidade de Pernambuco
Objetivo foi retomar as negociações para estabelecer colaboração com as instituições
Fotos: Arquivo pessoal

Na última terça-feira, 22, o reitor da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Valter Santana, e o pró-reitor de Graduação, Dilton Maynard, estiveram na Universidade de Pernambuco para visitar e ajustar parcerias com o Instituto Confúcio (IC). Os gestores foram recebidos pelo reitor da UPE, Pedro Falcão, e pelo diretor acadêmico do instituto, Igor Lapsky.

O encontro serviu para retomar as negociações para estabelecer colaboração com as instituições para oferta de cursos sobre a língua e a cultura chinesa na UFS.

“Essa é uma parceria com uma universidade forte no Nordeste, trazendo para Sergipe um braço do Instituto Confúcio, o que propiciará uma relação mais próxima com a cultura chinesa. Essa troca favorece os alunos da UFS, fomentando não só o aprendizado para os alunos, mas também o desenvolvimento para a sociedade sergipana. Melhoria do ensino, da educação e da formação”, afirma o reitor Valter.

Whatsapp image 2022 03 23 at 06.20.00

De acordo com o pró-reitor de Graduação da UFS, o objetivo é agilizar a oferta dos cursos pelo IC. “Acordamos que nós vamos assinar um termo de cooperação e provavelmente o primeiro curso já deve ser ofertado no segundo semestre para os nossos alunos. A partir disso, outras ações deverão ser realizadas e isso é importante para os alunos terem acesso a mais uma língua estrangeira, e para a universidade é importante investir no caminho da internacionalização.

Instituto Confúcio

O Instituto Confúcio é uma instituição educacional sem fins lucrativos com objetivo de apoiar e promover o ensino da língua e cultura chinesas, assim como melhorar a compreensão bilateral e a amizade entre os povos, intensificar a cooperação e intercâmbio na área educacional e cultural, desenvolver as relações amigáveis entre a China e os países estrangeiros e estimular a multipolarização e a multiculturalidade a fim de construir um mundo mais harmonioso.

Em Recife, o IC é resultado de um convênio entre a UPE e a Sede Central do Instituto Confúcio (Hanban), em parceria com a Universidade Central de Finanças e Economia, em Beijing.

Ascom UFS

Atualizado em: Ter, 29 de março de 2022, 17:12