Qui, 24 de março de 2022, 09:09

UFS e Adema discutem parcerias na área acadêmica
Reunião com representantes das duas instituições focou em ações de pesquisa e extensão

Representantes da Universidade Federal de Sergipe (UFS) estiveram nesta quarta-feira, 23, na sede da Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema), onde foram recepcionados em reunião com o presidente do órgão, Gilvan Dias. Na pauta, além da aproximação entre as duas instituições, foram abordadas as possibilidades de realização de um trabalho integrado entre UFS e Adema, especialmente nas áreas de pesquisa e extensão.

Para o vice-reitor da Universidade Federal de Sergipe, Rosalvo Ferreira, a instituição de ensino tem conseguido avançar com ações em benefício não só da comunidade acadêmica, mas da sociedade como um todo. “Nossa reunião teve como objetivo estabelecer uma aproximação entre a UFS e a Adema nas parcerias, no trabalho integrado envolvendo as nossas ações de pesquisa e extensão, de modo que tanto a UFS quanto a Adema possam aproveitar suas capacidades técnicas, desenvolvendo para a comunidade o melhor trabalho possível”, resumiu Rosalvo.

Fotos: Schirlene Reis (Ascom UFS)

“É preciso destacar sobretudo como a universidade tem conseguido nos últimos anos avançar com termos de cooperação, convênios, envolvendo as áreas agrárias, ambientais da universidade, lembrando que a Adema tem um foco, uma especialidade nessa área e que a universidade poderá contribuir e integrar os alunos da graduação e da pós-graduação nos projetos que são desenvolvidos pela Adema”, complementou o vice-reitor.

Aproximação

De acordo com o presidente da Adema, Gilvan Dias, o encontro entre as duas instituições foi positivo. “Essa reunião traz um estreitamento entre o órgão ambiental do estado de Sergipe e a UFS, que tem consigo uma força motriz muito grande de trazer a institucionalidade dos atos de gestão pública ambiental, produz vários profissionais extremamente qualificados, contribuindo para o pilar da sustentabilidade, que é um pilar muito buscado por todos nós. Queremos agradecer à universidade e estreitar ainda mais esse relacionamento, que com certeza será profícuo para toda a sociedade sergipana”, declarou.

1g6a1774

“O próximo passo é firmar convênios e poder ter na Adema alunos, ter uma parceria implementada no sentido de trazer essa força acadêmica para a realidade diária das ações ambientais no estado de Sergipe”, destacou Gilvan Dias.

Acompanharam o vice-reitor na reunião o superintendente de Infraestrutura, Jodnes Vieira, o chefe do Departamento de Gestão Ambiental e Segurança do Trabalho, Genésio Tamara, e o diretor do campus de Lagarto, Makson Oliveira. Da Adema, estiveram presentes o assessor do presidente, Celso Neto; o coordenador de Obras Públicas, Naelson Resende; o gerente do Setor Financeiro, Ricardo Santos e a procuradora-chefe do órgão, Samira Daud.

Atualizado em: Qui, 24 de março de 2022, 12:08