Seg, 28 de março de 2022, 22:01

Cátedra Marquês de Pombal lança selo para publicar 20 livros inéditos ou reedições
Período de submissão de propostas vai até 31 de julho

A Cátedra Marquês de Pombal, parceria da Universidade Federal de Sergipe com o Instituto Camões, I.P., acaba de lançar o selo digital E-Pomb@l para a publicação de uma coleção de 20 livros inéditos ou reedições de obras já publicadas.

As produções devem ser relacionadas ao período pombalino ou ao século 18 e se encaixar em pelo menos um de quatro eixos temáticos: História da Educação; Estudos Linguísticos e Literários; Cultura, Memória, Identidade; e Filosofia da História e Modernidade.

“Além dos anais de eventos realizados pela Cátedra, o selo buscará publicar livros autorais, coletâneas ou (re)edições de obras raras ou comemorativas de caráter científico e/ou cultural relacionadas à reflexão e à investigação sobre o século XVIII no Brasil e em Portugal”, conta o professor do Departamento de Letras Estrangeiras (DLES) Luiz Eduardo Oliveira, diretor da Cátedra.

Os livros terão formato e-book, serão publicados em coedição pelas editoras Criação (Brasil) e Theya (Portugal) e distribuídos gratuitamente no site e nas redes sociais da Cátedra e das editoras, com a possibilidade de algumas edições impressas para doação para instituições portuguesas e brasileiras.

A publicação das obras selecionadas será feita progressivamente *até 2023* e não envolve custos para os seus autores.

Como participar?

Os interessados podem participar enviando por e-mail, até o dia *17 de julho* de 2022, dois arquivos distintos: um com o texto do livro sem identificação, e outro com os dados do autor ou autores.

(Arte: Adilson Andrade/AscomUFS)

Os manuscritos devem estar em formato Word ou equivalente, fonte Times New Roman, tamanho 12, espaço 1,5. Não há limite de páginas. Os elementos pré-textuais, citações, referências, bibliografia etc., devem obedecer às normas da ABNT.

Podem ser enviados livros para reedição, desde que o autor possua os direitos autorais. Nestes casos, será feita pelas editoras a padronização da diagramação e ajustes às normas.

Para submeter propostas ou buscar outras informações, entre em contato com a Cátedra pelo e-mail catedrapombal@academico.ufs.br.

A Cátedra

Dedicada ao desenvolvimento de iniciativas científicas e culturais sobre o século 18 no Brasil e em Portugal, a Cátedra Camões na Universidade Federal de Sergipe tem como seu patrono a figura do estadista português conhecido como Marquês de Pombal.

A Cátedra veio inaugurar ou aprimorar uma série de possibilidades de cooperação entre a UFS e outras universidades e pesquisadores, a exemplo das obras completas do Marquês de Pombal, que serão publicadas pela Editora UFS, do Dicionário Global das Religiões, em fase final de preparação, e do já publicado Dicionário dos Antis: a cultura brasileira em negativo.

Atualizado em: Qua, 30 de março de 2022, 10:23