Qua, 30 de março de 2022, 13:31

UFS é convidada a participar de parceria com associação portuguesa
Entidade lusitana promove, entre outras atividades, iniciativas de prevenção à evasão escolar
1g6a2509

O reitor e o vice-reitor da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Valter Santana e Rosalvo Ferreira, receberam na manhã desta quarta-feira, 30, atores da educação no estado de Sergipe em diversos segmentos. O objetivo da visita foi convidar a gestão da universidade para uma apresentação da Associação Tempos Brilhantes (ATB), oriunda de Portugal e que vem se estabelecer no Brasil, inicialmente a partir de Sergipe.

Participaram da comitiva o diretor técnico do Sergipe Parque Tecnológico (SergipeTec), Diego da Costa, a secretária de educação do município de Nossa Senhora do Socorro, Josevanda Franco, e o presidente da Federação dos Estabelecimentos de Ensino do Estado de Sergipe (Fenen-SE), Renir Damasceno.

“A associação vem fazendo um trabalho notadamente de prevenção ao insucesso escolar. A gente ficou bastante interessado, ainda mais nos tempos atuais, com a pandemia, em que se buscam diagnósticos de déficits que ficaram ao longo desses anos”, ressalta Renir.

O presidente da Fenen-SE se refere à plataforma Mapa de Alerta Precoce do Insucesso Escolar (Mapie), um sistema online elaborado pela ATB que identifica precocemente os alunos em risco de insucesso e abandono escolar permitindo uma atuação proativa das equipes das instituições e gestores de ensino. A ATB possui outras iniciativas, mas é com a Mapie que ela começará sua atuação em Sergipe.

Desafios

A secretária de educação Josevanda Franco chama a atenção para o desafio que as escolas enfrentarão no pós-pandemia.

“Independente da instância da educação — pública ou privada —, do âmbito — federal, estadual, municipal —, nós que estamos na educação básica, percebemos o quanto vamos ter que caminhar para promover aprendizagem”, observa.

“Em Socorro, por exemplo, este primeiro semestre [de 2022] será praticamente de nivelamento: saber como estão os alunos, num primeiro momento, depois saber como criar uma estrutura de nivelamento, para não deixar ninguém para trás. Então, um esforço desse precisa de subsídios que referenciem toda a estrutura”, pontuou, defendendo o uso de uma ferramenta como o Mapie.

Valter Santana, por sua vez, reforçou que a preocupação com a evasão também acomete o ensino superior, o que tem também demandado preocupação da gestão da UFS.

“Do mesmo modo que estamos discutindo estratégias para mitigar a evasão escolar, nós temos também que discutir como mitigar nossa evasão acadêmica. E a aproximação com as escolas, que são as pessoas que adentram [à universidade], é um movimento muito bom”, disse o reitor.

“Podemos também, por meio de um projeto como este, integrar mais a sociedade com ações diretas nas escolas, para melhorarmos nossos indicadores. Estamos criando aqui um sistema de mapeamento do período em que há essa evasão, e a gente sabe que essa ponte da entrada é muito importante para a continuidade do processo do aluno aqui”, explicou.

Lançamento e Cooperação

A apresentação da ATP será realizada no dia 12 de abril, pela manhã, no auditório do Museu da Gente Sergipana. Com foco no Mapie, o evento será comandado por Jorge Bastos, Relações Institucionais da ATB, e será aberto ao público em geral.

Diego da Costa foi responsável pela intermediação com a UFS para a assinatura de um Termo de Cooperação entre a universidade e a associação portuguesa. A formalização ocorrerá no dia 13 de abril.

Sobre a ATP

A Tempos Brilhantes é uma associação sem fins lucrativos, que apoia práticas e projetos que melhorem as oportunidades de enriquecimento curricular, artísticas, inovação social e de educação para todos. Atualmente, a instituição atua em 66 municípios de Portugal, envolvendo mais de 150 mil estudantes em nível nacional.

A ATP adota diversas estratégias, com ênfase na tecnologia, para atingir seus objetivos. O Mapie, por exemplo, monitoriza o percurso de todos os alunos ao longo do ano letivo e sinaliza precocemente os perfis de risco através de alertas. Com essa informação é mais seguro elaborar diagnósticos e implementar intervenções precoces nos trajetos de insucesso escolar.

Atualizado em: Qua, 30 de março de 2022, 13:35