Sex, 15 de junho de 2012, 07:28

Conheça o Piaprof, programa de bolsas para cotistas
Conheça o Piaprof, programa de bolsas para cotistas

Estudantes que não são cotistas podem participar como voluntários


O Conselho Universitário da Universidade Federal de Sergipe (Consu) aprovou em 25 de maio a criação do Programa de Bolsas de Iniciação Acadêmica e Profissional (Piaprof). A nova modalidade pretende inserir os estudantes da UFS, a partir do primeiro período, em projetos pedagógicos dos cursos de graduação no campo das atividades acadêmicas e profissionais.


“É um programa que muda a forma de assistência por envolver os departamentos através de projeções das atividades continuadas de cada curso. Se caracteriza por enriquecer a vida acadêmica do estudante ao proporcionar a oportunidade de desenvolver atividades relacionadas à sua área de formação”, explica Mário Resende, pró-reitor de Assuntos Estudantis.


As bolsas são articuladas ao Programa de Ações Afirmativas (Paaf) da UFS, que oferta 50% das vagas aos candidatos que comprovem a realização de todo o ensino médio em escolas públicas das redes federal, estadual ou municipal e pelo menos quatro séries do ensino fundamental nessas mesmas instituições. O Paaf oferta ainda uma vaga em cada graduação para alunos com deficiência. Os estudantes que não ingressaram por meio do sistema de cotas poderão participar do Piaprof como voluntários.


Um diferencial no Piaprof é que os estudantes de graduação de todos os campi e todos os polos de educação a distânciada UFS terão o primeiro contato com seu futuro nicho profissional a partir do desenvolvimento de atividades vinculadas a sua área de formação. As atividades do programa também objetivam potencializar as habilidades cognitivas (artísticas, culturais, desportivas, métodos de ensino e aprendizagem) dos graduandos de acordo com o projeto pedagógico de cada curso.


O programa é vinculado à Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Proest). As bolsas terão vigência de 12 meses. O valor da bolsa é fixado em igual remuneração ao programa de iniciação científica do CNPq, que atualmente corresponde a R$ 360. A partir de 1° de julho a bolsa será reajustada e passará a valer R$ 400.


Seleção de bolsistas


O bolsista será selecionado em processo público, o qual deve considerar critérios de vulnerabilidade socioeconômica. Para participar os alunos devem estar matriculados e cursando, durante todo o período de vigência da bolsa, pelo menos 50% dos créditos regulares para o período acadêmico vigente do seu curso e não possuir vínculo empregatício ou outro tipo de atividade (estágio ou monitoria, por exemplo) na instituição ou fora dela.


As inscrições serão realizadas seguindo prazos e especificações de edital a ser lançado pela Proest. Sobre a data de lançamento do edital, o pró-reitor Mário Resende afirma que “após o fim da greve dos professores será possível conversar com os departamentos e estabelecer a melhor data”.


Ascom


comunica@ufs.br



Atualizado em: Qui, 05 de julho de 2012, 08:48
Notícias UFS