Qui, 07 de abril de 2022, 15:33

Biblioteca Central da UFS recebe exposição Desalinhos de São Cristóvão
A previsão é que a exposição siga até 15 de abril
Exposição reúne fotos, palavras, fios, tecidos e material têxtil em geral (Fotos: Schirlene Reis/Ascom UFS)

A Universidade Federal de Sergipe convida toda a comunidade para a exposição ‘Desalinhos de São Cristóvão’, composta por uma instalação que reúne fotos, palavras, fios, tecidos e material têxtil em geral. Para conferir, basta comparecer até o dia 15 de abril à Biblioteca Central (Bicen) da UFS, localizada no Campus de São Cristóvão, das 7h às 22h.

O objetivo da exposição é colocar em questão as fronteiras entre as artes, além destacar a capacidade de resistência, por meio da mostra de ações desenvolvidas em 2021, realizada no cenário desafiador da pandemia, no projeto de extensão "Linhas e Desalinhos de São Cristóvão", coordenado pela professora Roseane Soares.

Roseane: "A mostra contribui para o reconhecimento da arte desenvolvida pelas artesãs de São Cristóvão"

Segundo Roseane, a exposição serve como estímulo aos discentes para participar de projetos de extensão, impulsionar reflexões sobre o potencial humano de resistência diante das adversidades sobre a quebra de fronteiras entre as artes e pelo potencial educativo. “A mostra contribui para o reconhecimento da arte desenvolvida pelas artesãs de São Cristóvão e para a valorização das diversas formas de manifestação artística”.

O projeto envolve um grupo de crocheteiras da cidade sergipana de São Cristóvão, alunos do curso de Artes Visuais da UFS, membros integrantes da Secretaria Municipal de Assistência Social e do Trabalho de São Cristóvão, da Casa de Costura D. Zil, da prefeitura de São Cristóvão, além de alunos dos cursos de Teatro, Artes Visuais e Geografia que colaboraram com a montagem da exposição.

Linhas e Desalinhos de São Cristóvão

O projeto de extensão Linhas e Desalinhos de São Cristóvão iniciou com o objetivo de contribuir para a melhoria da situação emocional e financeira da população vulnerável durante a pandemia, com o envolvimento de dois estudantes do curso: Jhon Eldon Barbosa e Shirley Melo Santana.

A partir do projeto de extensão, o aluno Jhon Eldon se uniu com Claudice Oliveira, Simone Souza, Flavia Santana e Márcia Rodrigues – crocheteiras e moradoras de São Cristóvão para buscarem meios de resistência. Assim nasceu o coletivo Crochê-te-ando.

Obras desse projeto já foram expostas na mais importante mostra ao ar livre de criação têxtil da eEspanha, a Art al vent

Logo em seguida, uniram-se ao coletivo a crocheteira Sara Sulovon e a aluna de Artes Visuais Shirley Melo. Com surgimento dos editais da Lei Aldir Blanc, houve o impulsionamento dos trabalhos e oportunizou a exposição dos artesanatos na mostra ao ar livre de criação têxtil mais importante da Espanha, a Art al vent.

Veronica Soares (bolsista)

Adrine Cabral (Ascom UFS)

comunica@academico.ufs.br

Atualizado em: Qui, 07 de abril de 2022, 15:44