Para despertar na comunidade acadêmica e nos produtores locais o interesse pelo uso de tecnologias de alto impacto, foi realizado o I Seminário de Inovação e Tecnologia no Agro, em Nossa Senhora da Glória. Iniciativa da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e do Sergipe Parque Tecnológico (SergipeTec), o evento ocorreu na última sexta, 8, no auditório do Senac.
"Inteligência artificial, agricultura de precisão, internet das coisas, blockchain. O nível de transformação digital mundial vai ser avassalador nos próximos dez anos, e temos a responsabilidade de mostrar aos alunos e produtores o que está por vir”, explicou Eduardo Prado, diretor do SergipeTec.

Para o pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa da UFS, professor Lucindo Quintans, “esse evento permite que a universidade dialogue com o setor produtivo, dialogue com as novas tecnologias, permite que o aluno tenha um espaço de prática diferente daquele que ele vem vivenciando em sala, e isso fortalece o perfil do egresso, a formação dos nossos estudantes, as linhas de pesquisas que vem desenvolvidas aqui no campus de glória”.
Ele destaca ainda o potencial de desenvolvimento da região, que pode intergrar-se cada vez mais ao cenário nacional, uma vez que o Brasil é referência no agro e também no desenvolvimento de novas tecnologias neste setor.
“Este evento fortalece a relação entre a universidade e a sociedade, o que é muito importante para o desenvolvimento dessa região e de todo o estado, entendendo que Glória é estratégico para o desenvolvimento econômico e social de Sergipe”.

A professora Anny Kelly, diretora do Campus do Sertão, destaca a possibilidade de unir forças “para trazer a inovação e o desenvolvimento a todo o Alto Sertão, assim como a todo o estado de Sergipe, estreitando os laços com as empresas, e com grandes e pequenos agricultores”.
É possível
Nesse intuito, o I Seminário contou com a participação de empresas da área que têm atuado com tecnologias inovadoras. Sara Juliana Santana esteve no evento para falar sobre um desses exemplos de aplicações de tecnologias ao agro.
Ele administra a unidade sergipana de uma empresa que está sendo incubada no SergipeTec e que trabalha com geotecnologia aplicada à área ambiental, com atuação na produção de licenciamento, monitoramento ambiental e geoprocessamento, dentre outros serviços.

“Com o geoprocessamento, utilizando drones, conseguimos fazer agricultura de precisão, para manejo de pastagens, por exemplo; com essa tecnologia o que seria mapeado em um mês ou dois é possível de se fazer em um ou dois dias”, explica.
Graduada em bacharelado e licenciatura em Geografia pela UFS, ela conta que sua empresa tem recebido, para estágio, alunos dos cursos de Geologia, Engenharia Ambiental e Ecologia; e que eventos como esse têm a capacidade de "mostrar que é possível empreender, para que outros alunos possam se inspirar”.
Parques tecnológicos
A parceria entre UFS e SergipeTec resultou na apresentação em conjunto de uma proposta de financiamento para parques de tecnologia da Finep, empresa pública ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).

A proposta, que ultrapassa os dez milhões de reais, mas que ainda aguarda aprovação, foi para a implantação de dois laboratórios, um de inteligência artificial e outro de conectividade.
Além disso, o pedido engloba também um núcleo de tecnologia de bioinsumos, para produção de fungos e bactérias para elaboração de uma agricultura mais saudável.
Saiba mais
Transmitidas simultaneamente pela internet, as palestras do I Seminário de Inovação e Tecnologia no Agro serão disponibilizadas no canal da SergipeTec no Youtube.
Ascom
comunica@academico.ufs.br