Qua, 13 de abril de 2022, 11:33

UFS e entidade portuguesa assinam Termo de Cooperação
Associação sem fins lucrativos atua em projetos de educação com ênfase na tecnologia

Foi realizada nesta quarta-feira, 13, a formalização de uma parceria entre a Universidade Federal de Sergipe (UFS) e a Associação Tempos Brilhantes (ATB), entidade de Portugal sem fins lucrativos, que apoia práticas e projetos relacionados à educação. Realizado no gabinete da reitoria, o evento teve a participação do reitor e do vice-reitor da UFS, Valter Santana e Rosalvo Ferreira, do Relações Institucionais da ATB, Jorge Bastos, e do intermediário da entidade em Sergipe, Diego da Costa, que é diretor técnico do Sergipe Parque Tecnológico (SergipeTec).

Além de intermediar a chegada da ATB ao estado, Diego foi o responsável também pelo acordo entre a entidade lusitana e a UFS, que se dá através de um Termo de Cooperação Técnica. O documento permite uma série de ações conjuntas, como o aproveitamento, pela UFS, de iniciativas já consolidadas no portfólio da ATB. Uma delas é o Mapa de Alerta Precoce do Insucesso Escolar (Mapie), um sistema online elaborado pela ATB que identifica precocemente os alunos em risco de insucesso e abandono escolar. É com esta ferramenta, que a associação inicia sua atuação em Sergipe.

O reitor da UFS, Valter Santana, e o Relações Institucionais da ATB, Jorge Bastos, assinaram o Termo de Cooperação, na companhia do vice-reitor, Rosalvo Ferreira, e de Diego da Costa, intermediário da entidade em Sergipe. (Fotos: Schirlene Reis - Ascom UFS)

Jorge Bastos destacou a necessidade de que a parceria seja frutífera para todas as instituições envolvidas. “Quando só uma das partes se beneficia, não é parceria, é um negócio, cada um vai tentar o melhor para si. Vamos construir aqui um consórcio, fazer um intercâmbio, porque nós também queremos levar boas práticas do Brasil para Portugal — há experiências que se realizam aqui que podem ser úteis lá também”, pontua.

Para Valter Santana, Sergipe é o lugar ideal para iniciativas como as que oferece a ATB. “Sergipe é um ótimo estado para a realização de cases que possam ser ampliadas em escala para o Brasil. Nós temos realidades distintas que se apresentam nos municípios de modo similar ao que se encontra no Brasil”, observa o reitor.

1g6a4170

Lançamento

A chegada da ATB a Sergipe foi formalizada em uma apresentação para os parceiros e o público sergipanos — o vice-reitor Rosalvo Ferreira representou a UFS no evento. Jorge Bastos, Relações Institucionais da entidade, falou aos convidados no auditório do Museu da Gente Sergipana, na manhã desta terça-feira, 12, focando principalmente na plataforma Mapie.

Na ocasião, Jorge ressaltou a presença e o envolvimento de tantos atores das diversas esferas da educação do estado. “É um evento que é um exemplo para qualquer parte do mundo, por juntar tantas pessoas em uma mesma intenção, que supostamente, teriam interesses diferentes — privados, públicos, políticos —, mas estão aqui todas reunidas para tratar de algo comum a todos, que é um interesse pela educação”, disse na ocasião.

Jorge Bastos, Relações Institucionais da ATB, falou aos convidados.
O vice-reitor Rosalvo Ferreira representou a UFS no evento.

Sobre a ATB

A Tempos Brilhantes é uma associação sem fins lucrativos, que apoia práticas e projetos que melhorem as oportunidades de enriquecimento curricular, artísticas, inovação social e de educação para todos. Atualmente, a instituição atua em 66 municípios de Portugal, envolvendo mais de 150 mil estudantes em nível nacional.

A ATB adota diversas estratégias, com ênfase na tecnologia, para atingir seus objetivos. O Mapie, por exemplo, monitoriza o percurso de todos os alunos ao longo do ano letivo e sinaliza precocemente os perfis de risco através de alertas. Com essa informação é mais seguro elaborar diagnósticos e implementar intervenções precoces nos trajetos de insucesso escolar.

Atualizado em: Qua, 13 de abril de 2022, 12:05