
O Departamento de Administração da Universidade Federal de Sergipe (DAD/UFS) realizou a aula inaugural da Residência Tecnológica em Inovação na Indústria 4.0, com o objetivo de levar inovação para as indústrias nordestinas. O evento foi realizado na última sexta-feira, 22.
A residência faz parte do Programa de Revitalização da Indústria Nordestina – NE 4.0, que se propõe a ampliar a adoção de novas tecnologias por parte das indústrias do Nordeste, envolvendo diversos segmentos e capacitando mão de obra de alta qualificação. O programa é fruto de uma parceria entre a Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) e a Universidade de Pernambuco (UPE), que ampliou e conta com os polos Sergipe/Alagoas e Petrolina/Juazeiro, além de parceria com os estados da Paraíba, Rio Grande do Norte, e Ceará.
A professora Rosângela Silva, coordenadora do programa em Sergipe, explica que as aulas da residência serão ministradas por professores locais e da UPE. “Sabemos que é essa união que faz a força e agradeço à UFS pela cooperação entre a universidade e a UFPE. A inovação na Indústria 4.0 é o que fomenta o desenvolvimento e esse programa trouxe essa externalidade para a região Nordeste”, afirma a docente do DAD e do Programa de Pós-Graduação em Administração da UFS.
A aula inaugural aconteceu de forma online com transmissão ao vivo pelo canal do DAD no YouTube. Diversos alunos e outros professores do departamento participaram da sala virtual. O reitor da UFS, Valter Santana, também acompanhou a solenidade.

“Tenho discutido com parceiros e falado sobre a importância de a acadêmia associar-se ao setor produtivo. É uma alegria ter a Universidade Federal de Sergipe nessa linha de frente, participando ativamente dentro dessa transformação. Nossa instituição forma muito bem, mas, para além da formação, temos o dever de estar ao lado do setor produtivo, fomentando o desenvolvimento para o crescimento do nosso estado, abarcando os nossos egressos para que esse ciclo virtuosos de crescimento permaneça”, ressalta Valter.
O coordenador geral do NE 4.0, professor Djalma Guimarães, reforça a potencialidade do programa como um marco da indústria na região Nordeste. “Hoje a gente vive um outro momento, no qual as regiões desenvolvidas serão aquelas que possuem industrialização competitiva e esse programa tem por objetivo favorecer a competitividade e a inovação desenvolvida por empresas situadas no Nordeste. Vamos buscar as melhores práticas com aulas de ótima qualidade, mas principalmente com os profissionais da indústria e alunos. Com essa combinação, vamos elaborar projetos que vão fortalecer indústria de Sergipe e Alagoas nesse polo e gerar empregos”.
Ascom UFS
comunica@academico.ufs.br
