A Universidade Federal de Sergipe informa que enviará propostas para participar dos processos seletivos do Ministério da Educação (MEC/Capes) relativos ao Programa de Iniciação à Docência (Pibid) e Programa de Residência Pedagógica (PRP). Tradicionalmente, a UFS participou de todos os editais até então lançados para os programas e a expectativa é que novamente seja contemplada.
O Pibid é uma das ações da Política Nacional de Formação de Professores, do Ministério da Educação (MEC), e oferece aos alunos da primeira metade do curso de licenciatura uma aproximação prática com o cotidiano das escolas públicas de educação básica, no contexto em que estão inseridas.
Parte da mesma política do MEC, o Residência Pedagógica induz o aperfeiçoamento do estágio curricular supervisionado nos cursos de licenciatura. Por ele o licenciando inicia sua imersão na escola de educação básica, na segunda metade do seu curso.
Na UFS
Na última edição do Pibid e do Programa de Residência Pedagôgica, a UFS contou com a participação de 38 professores coordenadores de área, atendeu a 912 bolsistas e 114 professores da escola básica, sendo estes denominados supervisores e inseridos em escola-Campo. Assim, a UFS coordenou no período 340 propostas didáticas dos dois programas e lançou dois livros com os resultados durante o evento final de encerramento dos programas que ocorreu no dia 29 de março.
Ascom UFS