
Nos últimos meses, a Universidade Federal de Sergipe vem substituindo o seu parque computacional a partir da chegada de 320 novos computadores adquiridos com recursos do Plano Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes). Os equipamentos representam um investimento de R$ 1,5 milhão e foram destinados às unidades acadêmicas da instituição.
As máquinas foram entregues aos centros acadêmicos ou campi da universidade, que ficaram responsáveis pela distribuição interna. O objetivo é que esses computadores sejam instalados nos laboratórios dos departamentos.
De acordo com o superintendente de Tecnologia da Informação (STI), por saber da necessidade de aquisição, a universidade vem investindo na renovação do atual parque. “A chegada dos computadores traz uma facilidade para os alunos que utilizam os recursos computacionais para realizar diversos trabalhos acadêmicos. É um conforto para os estudantes dentro dos seus respectivos departamentos”, afirma.
As máquinas foram recebidas na UFS no início de 2021, mas pelo caráter ainda remoto da maior parte das atividades, a STI iniciou a distribuição no final do ano passado, acompanhando a retomada gradual das atividades presenciais. Todos os computadores já foram entregues, após passarem por verificação individual.
“Levamos algum tempo porque eram muitas máquinas, colocamos todas elas no controlador de domínio, atualizamos a versão do windows e devolvemos para a Divisão de Patrimônio da UFS. A nossa distribuição seguiu a Política de Gestão de Ativo, então pegamos máquinas mais antigas para fazer a substituição, além de atender demandas por conta da falta de computadores em alguns departamentos”, explicou Andrés.
Ascom UFS
comunica@academico.ufs.br