
Aprender mais sobre os costumes, tradições, história, filosofia, arquitetura, arte, religião e outros aspectos da cultura chinesa foi o que nove estudantes da Universidade Federal de Sergipe buscaram no curso oferecido pela Hebei Normal University, instituição pública da China.
Alunos da graduação, mestrado e doutorado da UFS, eles foram selecionados para participar de aulas em inglês, ministradas de forma remota pelo professor Hou Lizhiv, desde o último 31 de março.
“Acredito que o mais enriquecedor que o curso tem trazido, tanto pessoal quanto academicamente, é não somente ter a oportunidade de aprender sobre as questões da China, mas conseguir dialogar com alguém que de fato viveu lá a vida inteira, que pode atestar o conhecimento”, conta o estudante Igor Victor.

Estudante da graduação em Relações Internacionais, Igor conta que “é muito comum ouvirmos falar uma série de coisas sobre a China, mas sempre com um olhar muito ocidentalizado, então conseguir ter acesso a essa faceta chinesa que o professor traz é algo inédito pra mim”.
Ao todo, cem vagas foram oferecidas pela universidade sínica para todas as instituições filiadas ao Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (GCUB). O curso está dividido em 15 aulas com duas horas de duração cada, estendendo-se até o dia 14 de julho.
Na primeira edição do curso, ofertada em 2020, três docentes da UFS participaram da iniciativa. Desta vez, estudantes de diversas áreas do conhecimento e com diferentes níveis de formação puderam desfrutar da oportunidade de ensino.
Ascom