Qua, 01 de junho de 2022, 13:18

Colégio de Aplicação da UFS discute projeto piloto com entidade portuguesa
Reunião definiu linhas gerais para atuação conjunta

Aconteceu nesta quarta-feira, 1º, uma reunião de trabalho para a execução da parceria entre a Universidade Federal de Sergipe (UFS) e a Associação Tempos Brilhantes (ATB), entidade de Portugal sem fins lucrativos, que apoia práticas e projetos relacionados à educação. No encontro, foram alinhadas as tratativas para a aplicação de um sistema da ATB no Colégio de Aplicação (Codap), na forma de projeto piloto.

A atuação da ATP com o Codap, neste primeiro momento, se dará através da execução do Mapa de Alerta Precoce do Insucesso Escolar (Mapie), um sistema online elaborado pela associação que identifica precocemente os alunos em risco de insucesso e abandono escolar. Antes disso, o procedimento deverá ser aprovado no Conselho Geral do colégio.

“Podendo mapear com mais qualidade os riscos que os nossos alunos têm de reprovação, de desistência, e não só mapear, mas ao mesmo tempo evidenciar de uma maneira formal certas questões sociais e econômicas, essa plataforma vai nos auxiliar para que possamos desenvolver um trabalho ainda melhor no Colégio de Aplicação”, diz o diretor do Codap, Carlos Alberto Barreto.


Fotos: Letícia Nery/Ascom UFS
Fotos: Letícia Nery/Ascom UFS

“É algo que vai ser um adendo ao trabalho de mapeamento que já realizamos. Como eu disse, a gente já faz um mapeamento linguístico, matemático, estamos iniciando no social, mas com esse piloto teremos a questão da acessibilidade, da permanência, dos riscos, vai ficar muito mais visível, com números, dados. Com isso poderemos pensar em como fazer as intervenções e como elas serão de fato eficazes, então vai contribuir aos projetos que já existem no Colégio de Aplicação”, completou Éccia Alécia Barreto, vice-diretora.

Para o vice-reitor, Rosalvo Ferreira, o Codap ganhará com a parceria, mas também fornecerá parâmetros de qualidade para o trabalho da associação.

“O Colégio de Aplicação é de fato uma referência, não apenas por ser uma escola que privilegia a formação do próprio docente, mas também porque o aluno é um aluno diferenciado. Ele entra por um processo de sorteio, portanto uma parte considerável do [alunado do] colégio tem renda relativamente baixa. A implantação do sistema vai permitir que a escola seja referência para que outras unidades educacionais possam também implantar o sistema e ter a capacidade, isso que é importante, de usar o sistema em benefício do aluno”, afirma.


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Representando a ATB, o relações institucionais Jorge Bastos considera a parceria um misto de orgulho e responsabilidade, e que poderá contribuir para o Codap e para a comunidade.

“Para nós, podermos iniciar o projeto com o Colégio de Aplicação é um enorme orgulho, porque de fato é uma instituição altamente respeitada no estado de Sergipe, e ao mesmo tempo é uma grande responsabilidade por isso mesmo”, diz Jorge.

“Portanto, nós queremos, sinceramente, que seja um grande projeto e que seja o primeiro de muitos outros que nós possamos vir a desenvolver no futuro, para juntos encontrarmos soluções para ajudar a educação e, sobretudo, ajudar aos resultados dos alunos, o que vai ter um impacto em suas famílias e suas comunidades”, arremata.

Sobre a ATB


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A Tempos Brilhantes é uma associação sem fins lucrativos, que apoia práticas e projetos que melhorem as oportunidades de enriquecimento curricular, artísticas, inovação social e de educação para todos. Atualmente, a instituição atua em 66 municípios de Portugal, envolvendo mais de 150 mil estudantes em nível nacional.

A ATB adota diversas estratégias, com ênfase na tecnologia, para atingir seus objetivos. O Mapie, por exemplo, monitoriza o percurso de todos os alunos ao longo do ano letivo e sinaliza precocemente os perfis de risco através de alertas. Com essa informação é mais seguro elaborar diagnósticos e implementar intervenções precoces nos trajetos de insucesso escolar.

Ascom UFS
comunica@academico.ufs.br


Atualizado em: Qua, 01 de junho de 2022, 14:58
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