A oferta de alimentação escolar a estudantes de todas as etapas da educação básica pública é responsabilidade do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que também promove ações de educação alimentar e nutricional. Para auxiliar na tarefa, o programa faz parcerias com Centros Colaboradores em Alimentação e Nutrição Escolar (Cecane), vinculados a instituições federais de ensino superior.
O Cecane da Universidade Federal de Sergipe foi habilitado no ano passado e é sediado no Departamento de Nutrição (DNUT), atuando conjuntamente com o Programa de Pós-Graduação em Ciências da Nutrição (PPGCNUT), para prestar assessoria científica, técnica e operacional aos estados e municípios, na implementação da alimentação saudável nas escolas.

Ações em andamento
Segundo a coordenadora de gestão do Cecane, a professora Renata Lopes de Siqueira, o centro possui três produtos em desenvolvimento em 2022. O primeiro deles é a Formação da cultura de direito e deveres e promoção da Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) no PNAE.
“Trata-se de um curso a distância sobre formação da cultura de direito e deveres e promoção da SAN no PNAE, cujo objetivo é qualificar a comunidade escolar acerca do tema da Segurança Alimentar e Nutricional e do Direito Humano à Alimentação e Nutrição Adequadas (DHANA)”, explica.
O público-alvo são os membros da comunidade escolar envolvidos na operacionalização do PNAE, como os nutricionistas responsáveis técnicos e/ou do quadro técnico da Alimentação Escolar, conselheiros e outros gestores públicos que atuem no âmbito do PNAE.
A segunda ação em andamento é o Fomento à inserção da Agricultura Familiar, Empreendedor Familiar Rural e suas organizações no PNAE, através da qual são desenvolvidas pesquisas prévias sobre a situação de Insegurança Alimentar e Nutricional e da produção agrícola de famílias que vivem nas quatro comunidades quilombolas tituladas de Sergipe.
O objetivo é fomentar a participação das comunidades tradicionais quilombolas nas Chamadas Públicas do Programa Nacional de Alimentação Escolar, visando à melhoria das condições de Segurança Alimentar e Nutricional dos escolares, mas também de toda a comunidade quilombola.
“Incialmente, sua versão piloto se destina a agricultores familiares e empreendedores familiares rurais integrantes das comunidades tradicionais quilombolas. A partir desta experiência, futura e progressivamente pretendemos expandir as ações para as demais comunidades sergipanas quilombolas, indígenas e assentadas da reforma agrária”, diz Renata.
O terceiro produto é a Qualificação de nutricionistas e manipuladores de alimentos para o cumprimento dos parâmetros estabelecidos para os cardápios pela Resolução n° 06/2020/FNDE.
“Este produto emergiu a partir das demandas manifestas pelos profissionais de nutrição e manipuladores de alimentos que atuam no planejamento e execução dos cardápios da Alimentação Escolar a partir da promulgação da Resolução que regulamenta a operacionalização do PNAE”, conta a coordenadora.
“O objetivo da ação é capacitar os nutricionistas e manipuladores para o planejamento e a execução dos cardápios da alimentação escolar em acordo com a Resolução”, explica Renata. “Inicialmente, se destina a equipe de profissionais de nutrição e manipuladores de alimentos da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), e irá abranger cinco das dez regionais da educação em Sergipe, contemplando 43 dos 75 municípios. Pretende-se expandir esta ação para as demais regionais estaduais de educação e para a rede municipal de ensino”, projeta.
Atendimento do Cecane
Além dos três produtos em andamento, o Cecane/UFS presta apoio técnico operacional diariamente por meio remoto ou presencial. No site do centro, a comunidade escolar pode esclarecer suas dúvidas na operacionalização do PNAE, assim como obter informações sobre eventos e notas técnicas do FNDE atualizados.
A equipe oferece ainda atendimento técnico e gratuito à comunidade escolar mediante agendamento prévio, às sextas-feiras, das 8h às 17h na sala do Cecane, no Departamento de Nutrição. O contato pode ser feito através do email cecaneufs@gmail.com, pelo telefone 79 3194-6574, ou ainda via WhatsApp pelo número (79) 98171- 6226.
Ascom UFS
comunica@academico.ufs.br