Ter, 30 de agosto de 2022, 10:49

UFS assina termo de cooperação com Prefeitura de Umbaúba
Parceria ocorreu durante o I Café com Agricultura do município
Parceria entre UFS e Prefeitura de Umbaúba visa promover articulações conjuntas entre ensino, pesquisa e extensão (Fotos: Schirlene Reis / Ascom UFS)
Parceria entre UFS e Prefeitura de Umbaúba visa promover articulações conjuntas entre ensino, pesquisa e extensão (Fotos: Schirlene Reis / Ascom UFS)

Com o objetivo de promover articulações conjuntas no âmbito do ensino, da pesquisa e da extensão através de cursos, estágios curriculares, aulas práticas, treinamentos, seminários e visitas técnicas para fins educacionais, o reitor da Universidade Federal de Sergipe, professor Valter Santana, assinou na manhã da última quarta-feira, 24, um Termo de Cooperação com a Prefeitura Municipal de Umbaúba, cidade localizada no litoral sul do estado.

O termo foi assinado durante o I Café com Agricultura, evento realizado pela Secretaria Municipal de Agricultura do município para promover melhores condições de emprego, renda e qualidade de vida para as famílias que ali residem. Na ocasião, além dos produtores rurais da região, estiveram presentes membros da UFS, da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro) e da gestão de Umbaúba e municípios vizinhos.


Projetos e demandas foram discutidos no I Café com Africultura do município
Projetos e demandas foram discutidos no I Café com Africultura do município

Para a pró-reitora de extensão da UFS, professora Sueli Pereira, o termo de cooperação é uma oportunidade de firmar parcerias promissoras no âmbito do ensino, da pesquisa, da extensão e do estágio universitários, uma vez que contemplam as necessidades do município e as atividades fundamentais para a formação dos estudantes.

“A UFS já estava presente em Umbaúba através de algumas atividades docentes e discentes, mas, através do evento com os agricultores locais, foi possível ouvir demandas e apresentar propostas para que pudéssemos, juntos, trabalhar com maior integração entre as partes”, explica a pró-reitora.


Na ocasião, foram discutidas tecnologias para o plantio, a colheita e a produção do cacau
Na ocasião, foram discutidas tecnologias para o plantio, a colheita e a produção do cacau

Durante o evento, a produção de cacau do município teve grande destaque, já que o seu plantio tem se firmado como promissora possibilidade de diversificação para o produtor rural. Segundo o professor do departamento de Tecnologia de Alimentos da UFS, Marcelo Gutierrez Carnelossi, essa aproximação do agricultor com a transferência de tecnologias é muito significativa.

“É muito importante que haja uma aproximação dos agricultores com a universidade e, consequentemente, com o entendimento da transferência de tecnologias, pois dessa forma há uma maior chance de se obter sementes, frutos e alimentos com qualidade, fortalecendo toda a cadeia de produção até chegar à mesa do consumidor”, diz Marcelo.

O secretário municipal de Agricultura de Umbaúba, Edgar Cerqueira Filho, ressaltou a importância da parceria entre o município e a Universidade Federal de Sergipe.

“”A parceria oficializada pela Prefeitura Municipal de Umbaúba com a UFS, através do Tero de Cooperação, marca um novo momento para o desenvolvimento do município, pois, vai promover ações conjuntas especialmente com as diversas secretarias, que baseado nos diagnósticos, pode elaborar planos de trabalhos pautados no melhor aproveitamento das potencialidades de cada área”, salienta o secretário.

Ascom UFS

comunica@academico.ufs.br


Atualizado em: Ter, 30 de agosto de 2022, 12:10
Notícias UFS