Alunos, docentes e outros servidores do Departamento de Enfermagem (DENF) da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e do Hospital Universitário (HU-UFS) lançaram o livro “Experiências no ensino do processo de enfermagem: enfoque no uso de metodologias ativas”, no qual se apresentam os desafios da profissão na docência da área. O evento de lançamento aconteceu no último dia 19 de agosto, no Auditório da Didática I do HU-UFS.
De acordo com a professora do DENF e uma das organizadoras do livro, Joseilze Andrade, a ideia da obra surgiu da necessidade de estimular o ensino do processo de enfermagem em cursos de graduação, pós-graduação e técnico, além da educação permanente em enfermagem. O livro foi escrito “por meio de convites feitos por docentes coordenadores de cada capítulo aos respectivos orientandos de pós-graduação e enfermeiros dos serviços [do HU-UFS] em que desenvolvemos as práticas de ensino”, comenta a docente.
Os conteúdos contemplados nos capítulos têm relação direta com a prática de enfermagem, tanto no ensino quanto na assistência e educação permanente das equipes de enfermagem do HU-UFS, já que o hospital administrado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) é o principal campo de prática na formação profissional dos discentes e residentes da UFS.
O enfoque da obra está na discussão sobre metodologias ativas de ensino, as quais utilizam estratégias em que o aluno se caracteriza como o centro do processo de aprendizagem. “As metodologias partem de problemas e situações reais com vistas a promover reflexões e discussões por meio do pensamento crítico”, ressalta Joseilze.
Com essa publicação, o DENF e o HU-UFS buscam transferir o conhecimento para os interessados no ensino da enfermagem. “Parafraseando Paulo Freire, ler é tomar consciência, é interpretar o mundo. Nesse sentido, a leitura do livro permitirá aos leitores o conhecimento de estratégias de ensino para desenvolvimento de habilidades, percepção crítica e prática do processo de enfermagem com cientificidade”, destaca a professora Joseilze. A obra teve o apoio do Conselho Regional de Enfermagem de Sergipe (Coren-SE).
O livro “Experiências no ensino do processo de enfermagem: enfoque no uso de metodologias ativas” é o segundo volume de uma coleção cuja primeira obra, lançada em 2017, abordou o tema da aplicação prática do processo de enfermagem.
Ascom/HU-UFS/Ebserh