Seg, 05 de setembro de 2022, 16:41

Painel permite acompanhamento de ações e metas do PDI
Ferramenta dá suporte a monitoramento para ações corretivas, assim como fortalecimento das metas atingidas e proposição de incrementos

A Universidade Federal de Sergipe (UFS) criou um painel de acompanhamento da gestão das ações do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2021-2025 da instituição. Idealizada pela Pró-reitoria de Planejamento (PROPLAN) e pela Superintendência de Indicadores de Desempenho Institucional (SIDI), a plataforma dispõe de painéis que apresentam um panorama dos eixos temáticos, objetivos, indicadores e metas do Plano.


Paineldeacompanhamento pdi ufs

O PDI é o documento no qual estão traçados os objetivos da instituição para os próximos cinco anos e, através do qual, o Ministério da Educação faz as avaliações de credenciamento e recredenciamento desta IES.

O Painel (disponível aqui) dispõe de consultas e filtros por eixos temáticos, objetivos, planos de metas, entre outros. Os dados são exibidos tanto em números, como por meio de gráficos.

A ferramenta é um suporte para o monitoramento por parte da gestão da universidade, permitindo a análise das metas não alcançadas e a adoção de ações corretivas, assim como o fortalecimento das metas atingidas e a proposição de novos incrementos.

Monitoramento

Estelamaris Pina, responsável pelo Escritório de Processos Organizacionais, setor vinculado à Proplan, esclarece que o monitoramento vai além da consulta aos indicadores.

“O monitoramento é de uma forma mais sofisticada: ao final de cada ano, nós revisitamos todas as unidades, conversamos sobre como foi aquele objetivo”, explica. Cada objetivo é composto por ações, as quais são reavaliadas no processo de monitoramento, gerando novas estratégias, como novos prazos, por exemplo. “Então, isso é o que a gente chama de um acompanhamento dentro do planejamento estratégico”, resume Estelamaris.

“Nós somos mediadores desse trabalho”, diz a servidora, referindo-se ao Escritório de Processos e à Proplan. “Vamos conduzindo, orientando [os gestores] a preencher as informações, a fazer uma reflexão sobre os objetivos que querem alcançar nos próximos anos, e a ferramenta [o Painel de Acompanhamento] apenas dá o apoio, é o suporte onde tudo isso está sendo armazenado”, esclarece.

Outra função que o painel pode proporcionar é a transparência junto à comunidade acadêmica e à sociedade em geral. Estelamaris, no entanto, observa que a plataforma está em evolução e, apesar de apresentar dados importantes, não apresenta ainda indicadores que permitam uma leitura mais ampla do PDI.

“A comunidade externa não tem como saber quais são os objetivos, metas, indicadores que colocamos. Essa é uma ferramenta inicial, creio que ela será mais elaborada e sofisticada e outras versões vão surgir”, projeta.

O processo de monitoramento é realizado por meio da plataforma ForPDI, que é uma ferramenta aberta disponilizada pelo Ministério da Educação (MEC), em parceria com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), para gestão e acompanhamento do PDI das Instituições da Rede Federal de Educação e de outras Instituições Públicas.

Ascom
comunica@academico.ufs.br


Atualizado em: Seg, 05 de setembro de 2022, 16:44
Notícias UFS