Sex, 16 de setembro de 2022, 17:02

UFS e Defesa Civil Estadual atuarão juntas no monitoramento e gestão de riscos em Sergipe
Cooperação técnica entre as instituições já engloba análise das amostras do óleo encontrado nas praias sergipanas pela universidade

Uma parceria institucional irá possibilitar a atuação conjunta da Defesa Civil Estadual (Supdec) e da Universidade Federal de Sergipe (UFS) no monitoramento de áreas e gestão de risco no território sergipano e circunvizinhança. A ideia é que estudos acadêmicos direcionados possam subsidiar a Defesa Civil na elaboração de soluções preventivas ou mitigadoras de desastres e eventos adversos em Sergipe. O termo de cooperação técnica formalizado entre a UFS e a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (Sedurbs), a quem é vinculada a Supdec, foi formalizado no Diário Oficial na última quinta-feira (15), após visita realizada à universidade, no início da semana.

A parceria tem validade de cinco anos, contando a partir de 1º de setembro, já abrangendo a análise de amostras do óleo recolhido nas praias do litoral sergipano. De acordo com o diretor da Supdec, cel. Luciano Queiroz, duas semanas antes do aparecimento dos novos vestígios de óleo nas praias sergipanas, a Defesa Civil Estadual foi alertada pela Defesa Civil de Pernambuco e, de imediato, começou a adotar providências, já interagindo com pesquisadores da UFS.

fotos: divulgação/Governo de Sergipe

“Naquele momento, nos antecipamos e num evento em Alagoas pegamos mostras do óleo que já havia aparecido em outros estados e encaminhamos à UFS para avaliação química. Quando o produto chegou ao nosso litoral, fizemos a coleta junto com a Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema) e também encaminhamos para avaliação da UFS, com o objetivo principal de saber a origem desse óleo e identificar se guarda relação com o episódio de 2019. Pelas análises de outros estados, já imaginamos que não, mas estamos aguardando os resultados das análises específicas da UFS, que dentro em breve deve emitir uma nota técnica a respeito”, explicou.

Ainda de acordo com o cel. Queiroz, a cooperação técnica entre as instituições engloba sete eixos prioritários para pesquisas científicas, envolvendo o Laboratório PROGEOLOGIA da UFS em estudos junto com a Defesa Civil, para o posterior planejamento de ações estratégicas de monitoramento e ação. “Estamos bastante esperançosos em relação à parceria, porque temos certeza de que a contribuição da comunidade acadêmica será um subsídio essencial para que possamos pensar em soluções preventivas, mitigadoras de efeitos ou que possam, até mesmo, erradicar situações de risco de forma prolongada, beneficiando toda a população sergipana”.

Whatsapp image 2022 09 16 at 16.49.37

O Progeologia é o Laboratório de Geologia e Geo Engenharia de Petróleo da UFS, que desenvolve parceria de pesquisa com o Centro de Geociências da Universidade de Coimbra (UC), segundo conta o Prof. Dr. Antônio Jorge Vasconcellos Garcia. “Em Portugal, vemos que é ampla a utilização dos conhecimentos geocientíficos na definição do uso e ocupação do território. Desta maneira, o intercâmbio acadêmico entre a UFS e a UC deverá trazer importantes contribuições para nosso estado através deste convênio”, conclui.

Governo de Sergipe