Seg, 19 de setembro de 2022, 11:49

Biblioteca do Campus de Itabaiana realiza mostra e oficinas de arte tátil e braille
Inscrições para terceira oficina estão abertas até 28/9
(Fotos: Schirlene Reis/AscomUFS)

Contando com obras que buscam orientar e proporcionar aos alunos, corpo técnico e docentes experiências sensoriais diversas no campo da visão, audição e tato, está aberta até o próximo dia 30 de setembro a Primeira mostra de arte tátil, visão e acessibilidade da Biblioteca do Campus Professor Alberto Carvalho, em Itabaiana.

Organizada pelo Setor de Acessibilidade da Biblioteca (Bicampi), a mostra apresenta conteúdos científicos, artísticos e informativos em braille e utilizando técnicas variadas de alto-relevo, além da exibição de livros e quadrinhos em braille, e de vídeos que exemplificam as diversas lutas e barreiras enfrentadas por pessoas com deficiência na busca por mais acessibilidade e inclusão.

Reglete e punção utilizados na oficina para criaçaõ de material em braille
Laysa Monalysa, estudante do segundo período de Pedagogia

Durante o período de realização da exposição, também ocorreram duas oficinas para produção de arte tátil e braille, ministradas por Nilson Andrade, servidor da Bicampi e transcritor de Sistema Braille. As oficinas foram abertas para alunos da universidade, especialmente das licenciaturas, com o objetivo de promover a capacitação dos futuros professores para que possam oferecer conteúdo adequado às pessoas cegas.

A estudante Laysa Monalysa, aluna do segundo período de Pedagogia, participou das duas edições da oficina. “Eu gosto muito de libras e me interessei, buscando o acesso à informação dessas questões de acessibilidade. Fiz a primeira e quis voltar para pegar mais prática”, conta.

Material científico com desenho do cérebro humano em alto relevo
Nilson Andrade, servidor da Bicampi e transcritor de Sistema Braille
Mostra conta com livros e quadrinhos em braille

Nilson explica que essas oficinas servem como complementação à mostra. “É a parte prática, buscando unir o conhecimento técnico com a formação docente. Porque se o aluno não tiver esse conhecimento, não vai desempenhar de forma completa sua atividade de docência, e novos alunos com cegueira não vão chegar à universidade”.

Os estudantes puderam fazer a construção de materiais em Braille, usar a técnica Teca-Fuser de alto relevo, aprender a usar o Braille com caixa para ovos, e a realizar audiodescrição de obras de arte.

Viviane Lima Santos, aluna do quarto período de Letras Português
Terceira oficina ocorrerá no Campus de Itabaiana dia 29; exposição segue até 30/9

“Vendo as dificuldades que as pessoas passam nessa área, pretendo fazer alguma coisa. Eu tenho facilidade com trabalhos manuais e, além de estudar Letras, também atuo na área artística, então acho que terei facilidade para elaborar artes que ajudem essas pessoas. Essa oficina fez com que a minha cabeça fique mais aberta, porque são infinitas as possibilidades”, relatou a estudante Viviane Lima Santos, aluna do quarto período de Letras Português.

Terceira oficina

Uma última oficina será realizada no dia 29, das 8h às 12h, no Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores (Life), no Bloco A do Campus de Itabaiana. As inscrições podem ser feitas pelo Sigaa no menu Extensão a partir desta terça, 20, até o dia 28/9.

comunica@academico.ufs.br

Atualizado em: Seg, 19 de setembro de 2022, 12:34