Ter, 20 de setembro de 2022, 14:00

UFS participa de Fórum de Ensino Superior organizado pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia
Evento discutiu relação entre sistema profissional e educacional
Vice-reitor Rosalvo Ferreira representou a UFS no evento (Fotos: Schirlene Reis/Ascom UFS)

Para buscar meios de afinar a sintonia entre o sistema profissional e o sistema de ensino, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-SE) realizou, na manhã de hoje, 20, o I Fórum de Ensino Superior com a presença de conselheiros do órgão, profissionais da área, professores, coordenadores de curso, e gestores de instituições de ensino.

O vice-reitor, Rosalvo Ferreira, esteve presente ao evento representando a Universidade Federal de Sergipe e destacou o papel da instituição como vetor para o desenvolvimento do estado. “Nascemos como uma instituição voltada para o desenvolvimento, e esse papel tem sido exercido com uma competência exemplar.”

E seguiu: “É fundamental que a universidade observe como a integração com as demais instituições tem um papel crucial em nosso crescimento, e também que temos um compromisso com as entidades profissionais, os Conselhos, e especialmente o Crea-SE, que tem uma importância enorme para que a universidade consiga colocar no mercado de trabalho profissionais capacitados e que valorizem a coisa pública”.

1g6a6501

O evento contou com a palestra “As atribuições profissionais e a implementação das novas Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Engenharia”, proferida por Osmar Barros Júnior, Superintendente de Integração do Sistema do Conselho Federal de Engenharia e Agricultura (Confea).

“Uma das maiores dificuldades que temos é a aproximação entre o sistema profissional, que nós representamos, e o sistema de ensino, representado pelas instituições educacionais. Mas essa sintonia entre os dois é fundamental”, explicou o engenheiro Osmar. “Um evento dessa natureza é motivo de muita satisfação, por vermos essa aproximação acontecendo”, completou.

Essa preocupação também apareceu na fala de uma outra conselheira federal presente à mesa, a engenheira mecânica Michele Ramos: “Precisamos atacar desde a base, enquanto o profissional está em formação, e não só depois de formado. Então, que a gente saia daqui um pouco mais rico de conhecimento e da importância que as instituições têm para o Conselho”.

Jorge Silveira, presidente do Crea-SE

O Crea, nos diversos estados brasileiros, através de suas câmaras especializadas, é responsável por analisar o projeto pedagógico dos cursos e sua matriz curricular, com vistas a conceder a atribuição profissional para 152 títulos a nível de graduação, na área civil, elétrica, mecânica e metalúrgica, química, agrimensura e agronomia.

Jorge Silveira, presidente do Crea-SE, e professor aposentado do Departamento de Engenharia Civil, destacou que “é um orgulho enorme a criação desse fórum, e esperamos poder fazer disso um fórum permanente para as discussões entre as instituições de ensino e o Crea-SE, a gente não pode continuar cada um no seu canto. Esse fórum vai ser uma linha direta e vai ser bom para as instituições, para o Crea-SE, e principalmente para os profissionais”.

Também participou do evento a reitora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe (IFS), Ruth Sales Gama.

comunica@academico.ufs.br

Atualizado em: Ter, 20 de setembro de 2022, 14:11