Qui, 22 de setembro de 2022, 08:52

Campus de Lagarto realiza ações de saúde mental na campanha Setembro Amarelo
Iniciativa foi parceria entre Diase e DAE
Direção e equipe organizadora do evento. Imagem: Ana Laura Farias/ Campus Lagarto
Direção e equipe organizadora do evento. Imagem: Ana Laura Farias/ Campus Lagarto

O campus de Lagarto realizou, nesta terça-feira (20), o evento “Conversando sobre Saúde Mental”, com palestras de especialistas em saúde mental. A programação incluiu palestras com médica, psicólogas e instrutor de mindfullness, ginástica laboral e atividades de integração.

A coordenadora do evento, a médica da UFS Layla Cordeiro defendeu hábitos saudáveis como alimentação adequada, exercícios físicos, sono restaurador, prevenção do uso de substâncias tóxicas, controle do estresse e conexões sociais positivas para a manutenção da saúde mental. Ela acredita que o evento superou as expectativas. “Foi muito bom ver que as pessoas participaram ativamente, trouxeram depoimentos e estão atentas a um assunto tão importante quanto a saúde mental”, pontua.

As psicólogas do campus Lagarto Giceli Formiga e Tatiana Tavares abordaram o tema suicídio, ressaltando os índices e os cuidados necessários com a própria saúde mental e também a das pessoas ao seu redor. Giceli destaca que o tema não pode ser visto como um tabu. “Em muitos casos, as pessoas acham que simplesmente não falar sobre o assunto é uma solução, mas não é assim. É preciso abordar o tema com responsabilidade”, observa.

A ação, voltada para os servidores do campus, foi organizada numa parceria entre a Diase e a Divisão de Assistência Estudantil (DAE). A ginástica laboral foi realizada pelo projeto Escola de Posturas, do Departamento de Fisioterapia do campus.

Ana Laura Farias - Campus Lagarto


Atualizado em: Qui, 22 de setembro de 2022, 14:59
Notícias UFS