Ter, 27 de setembro de 2022, 14:09

Capes visita a UFS para monitoramento da Universidade Aberta do Brasil
Abertura de novo edital foi um dos temas abordados
Fotos: Schirlene Reis/Ascom UFS

Representantes da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), vinculada ao Ministério da Educação, estão nesta terça-feira, 27, na Universidade Federal de Sergipe (UFS). O encontro está relacionado ao monitoramento do Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB), que na UFS está sob coordenação do Centro de Educação a Distância (Cesad).

De acordo com o reitor da UFS, Valter Santana, a visita da Capes é um momento para alinhar o funcionamento da UAB no âmbito da UFS. “Estamos recebendo membros da diretoria de educação a distância da Capes, que cuidam das Universidades Abertas do Brasil, no sentido de dialogar sobre o funcionamento da nossa UAB. Estamos em uma fase muito importante de início de um processo seletivo para novos alunos, já que esse ano voltamos a abrir um edital. Tivemos a inscrição de um número considerável de candidatos, então esse é um momento de fortalecermos as nossas relações com a CAPES, renovarmos os nossos votos de importância desse programa, que capacita e forma professores qualificados para a educação básica”, comentou o reitor.

1g6a7064

Valter pontuou ainda a relevância da visita para a UFS. “É uma felicidade receber a Capes, apresentar os nossos pleitos de melhoria para os nossos cursos e, nesse diálogo, construir um futuro de muito sucesso para a nossa UAB, para a nossa universidade, para a sociedade sergipana, mostrando os esforços realizados dentro de um período difícil de manter esses programas, sempre aliados à posição estratégica que o Cesad e a UAB já tem com a Universidade Federal de Sergipe”, reforçou Valter Santana.

Bons resultados

Para o coordenador geral de Programas de Curso de Ensino a Distância da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Luiz Alberto Rocha de Lira, a UFS tem mostrado bons resultados com relação à UAB. “Estamos na Universidade Federal de Sergipe fazendo o acompanhamento e monitoramento de um acordo do Tribunal de Contas da União e, já chegando na reta final do acordo, viemos apenas para consolidar o plano de ação acadêmico que firmamos há cerca de dois, três anos”, explicou.

“Realmente a gente observou que houve o cumprimento de todas as ações, as determinações que foram impostas, e, no regime de parceria com a universidades, conseguimos encontrar as soluções adequadas. Agora é seguir em frente com maior sustentabilidade nessa relação de gestão para o programa Universidade Aberta do Brasil”, declarou Lira.

A visita teve a participação também do responsável pelo setor financeiro da Capes, Rogério Souza, do vice-reitor da UFS, Rosalvo Ferreira, do Pró-Reitor de Administração, Abel Smith, e de setores como a Procuradoria e Auditoria da universidade, além da Superintendência de Indicadores, que apresentou índices como a taxa de sucesso, de aprovação, retenção e evasão.

Conforme o diretor geral do Cesad, Péricles Andrade, a visita da Capes tem dupla função. “Primeiramente é sobre um plano de ações sobre o monitoramento de recursos utilizados no funcionamento dos cursos da Universidade Aberta, foi um acordo feito com o TCU com relação a uma série de requisitos que envolvem também outras universidades. Em um segundo momento também discutiremos com os coordenadores do pólo, com os coordenadores de cursos, com toda a equipe técnica do Cesad, da Universidade Aberta, uma série de metas para os cursos que serão sobretudo ofertados em 2023, a partir do vestibular”, detalhou Péricles.

“A gente vai pensar uma série de pactuações discutindo todo o modelo de EAD para os próximos anos a partir de uma oficina de trabalho. Tivemos essa primeira reunião, com a presença de representantes da auditoria da universidade, da Pró-Reitoria de Administração, do Gabinete do Reitor, do vice-reitor e toda a equipe técnica do Cesad, um fechamento de uma série de ações”, complementou o diretor do Cesad.

Ascom UFS

comunica@academico.ufs.br