Qui, 27 de outubro de 2022, 16:55

Evento da UFS discute gestão da ética e da integridade nas organizações públicas
A reunião faz parte de um projeto de capacitação colaborativo da Rede UFS de Governança
Esse encontro de capacitação serve para potencializar a qualidade do serviço oferecido à comunidade acadêmica. (fotos: Adilson Andrade/Ascom UFS)

A Rede UFS de Governança promoveu, na última quarta-feira, 26, o evento de capacitação para gestores e servidores da universidade, com o tema: "Gestão da ética e da integridade nas organizações públicas". O encontro aconteceu na Sala dos Conselhos Superiores, prédio da Reitoria.

O evento foi iniciado com a fala do vice-reitor, Rosalvo Ferreira, que ressaltou a importância da universidade ter uma governança e promover debates sobre a ética nas organizações públicas. “É preciso demonstrar para a sociedade sergipana que essa instituição tem uma governança e zela pelo recurso público com a aplicação correta e defesa inteligente dos interesses da sociedade”, afirma Rosalvo.

A reunião foi coordenada pelo Comitê Institucional de Governança (CIG) e, na oportunidade, o vice-reitor relembrou o início dessa conjuntura e citou a necessidade de ter uma instituição autônoma para obter resultados

Rosalvo Ferreira é vice-reitor da UFS

“Essa estrutura foi pensada a partir de 2020 e agora estamos avançando para outras interfaces e abrangendo mais áreas dos nossos campi. Temos que possibilitar que a universidade seja autônoma, independente de quem esteja na Reitoria e quem garante isso é a governança. Somos a melhor universidade do Nordeste e estamos entre as melhores do país. Isso nos credencia como uma instituição que tem um projeto, com uma estratégia muito bem montada e planejada, a partir do nosso Plano de Desenvolvimento Institucional. É um esforço coletivo”, celebra o vice-reitor.

Durante o encontro, o palestrante Jackson Luiz Araújo Souza, secretário do Tribunal de Contas da União em Sergipe (TCU), falou sobre cultura organizacional e os mecanismos do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção (PNPC). "A ideia é trazer práticas e ações que priveliegiem a ética e que podem ser implementadas nas organizações e propiciem a criação de uma cultura ética em nossas funções enquanto gesteros e servidores. Trazer as informações e produzir conhecimento está no DNA da UFS e palestrar aqui coincide muito com o momento em que a gente está vivendo nas redes de controle, que é a divulgação do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção, que tem a preveção como um dos seus mecanismos junto à ética", explica Jackson.

Jackson Luiz Araújo Souza é secretário do Tribunal de Contas da União em Sergipe

O secretário também comentou sobre a importância de se discutir sobre a ética dentro das organizações. "Quanto mais falarmos sobre a ética e a integridade, colaboramos para a criação dessa cultura. É um pouco sobre o plantar de uma semente nas pessoas que integram as organizações e também sobre a importância de uma postura ética para evitar os eventos de fraude ou corrupção", diz o secretário.

Carlos Alberto Barreto é diretor do Colégio de Aplicação da UFS

O diretor do Colégio de Aplicação (Codap/UFS), Carlos Alberto Barreto, esteve presente na atividade e ressalta a necessidade de capacitação para os gestores que assumem cargos de gestão sem passar por cursos anteriores. "Para nós, que assumimos cargos de gestão, é importante conhecer esse trabalho que foi apresentado para nos informarmos sobre as leis que regem o nosso trabalho e evitar, muitas vezes por deslize, erros que ferem os códigos da ética. Todas essas oportunidades são momentos de aprendizagem para aprimorar o nosso trabalho", comenta o diretor.

Janaína Cavalcante - bolsista

Letícia Nery - Ascom UFS