Sex, 04 de novembro de 2022, 18:17

Alunos da UFS representam as ciências agrárias na 2ª edição da Exporingo
Além de estande da UFS na feira de agronegócio, estudantes atuam como apoio logístico
Alunos fizeram parte do apoio logístico do evento. (fotos: Divulgação/Exporingo)

Cerca de 80 alunos alunos dos cursos de Zootecnia, Medicina Veterinária e Agronomia da Universidade Federal de Sergipe (UFS) participaram de forma voluntária da 2ª edição da Exporingo, a Feira de Agronegócio em Sergipe. O evento aconteceu entre os dias 02 e 06 de novembro no município de Lagarto/SE.

Os estudantes da UFS contribuíram com o apoio logístico junto à organização da feira. "Eles atenderam o público, os criadores e ajudaram no julgamento e leilão de animais. Desde o credenciamento já dava para ver os alunos espalhados por toda a feira, realmente fazendo acontecer", explica a professora do Departamento de Zootecnia, Paula Rodrigues.

A UFS também teve um estande para divulgar as atividades da área de agrárias

Além disso, a UFS também teve um espaço cedido pela Exporingo para que fossem apresentadas as atividades desenvolvidas pela área de agrárias da universidade. Um estande foi montado, com organização de professores e alunos, para que a população pudesse conhecer mais sobre os cursos da universidade.

De acordo com a diretora do Centro de Ciências Agrárias Aplicadas (CCAA/UFS), Carolina Bomfim, a aproximação da universidade com o setor produtivo é essencial. "A interação entre os alunos de cursos das agrárias em uma feira agropecuária como essa os aproxima do setor produtivo e do agronegócio. É uma forma de incentivo no âmbito profissional e, por isso, é sempre importante a universidade estar presente nos eventos junto à sociedade", afirma.

Cerca de 80 estudantes estiveram envolvidos

O reitor da UFS, Valter Santana, e a pró-reitora de Extensão, Sueli Pereira, estiveram presentes no evento. Para ele, a interlocução com empresas e produtores no evento contribuem para a formação dos alunos. "A UFS é reconhecida pela sua formação e ela entrega à sociedade diversos profissionais da linha do agro, sabendo que esse é um setor econômico extremamente importante. Então, a participação da ufs em uma feira de caracteristica internacional traz para os nossos alunos uma possibilidade de interação com produtores, empresas e pesquisadores de diversas áreas que propociarão uma melhora na formação desses nossos alunos. Sem dúvida nenhuma nenhuma eles tiveram a oportunidade de adquirir experiências fantásticas para a formação", ressalta Valter.

O reitor também teve um momento de fala durante a solenidade de abertura da Exporingo. "Para mim foi também um motivo de muito orgulho poder participar da feira e, em nome da UFS, conversar com todos os participantes e promover uma aproximação ainda maior da universidade com a sociedade, transferindo aquilo que produzimos e propiciando uma aproximação maior dos nosso alunos com o setor.

Exporingo

A Exporingo tem com o objetivo estimular o agroturismo em Sergipe e valorizar o agronegócio no Nordeste, criando novas parcerias e mantendo o público atualizado sobre as novas tendências do agronegócio mundial.

Assim como na 1ª edição, essa 2ª edição da ExpoRingo será aberta ao público gratuitamente.

Ascom UFS

Atualizado em: Ter, 08 de novembro de 2022, 15:01