Seg, 07 de novembro de 2022, 15:54

Zenith: UFS lança equipe que desenvolverá protótipo de foguetes para competições universitárias
Integrantes das equipe do Centro de Competições da UFS. (fotos: Adilson Andrade/Ascom UFS)

O Centro de Competições do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Sergipe (DMEC/UFS) realizou evento para dar as boas-vindas à recém-criada equipe Zenith, que contribuirá no desenvolvimento de protótipos de foguetes para concorrer em competições universitárias nacionais e internacionais. A atividade foi realizada na última sexta-feira, no auditório da Reitoria.

A equipe Zenith é a quinta equipe da competição e é composta por cerca de 30 alunos. O departamento também conta com as equipes: UFSAE, que desenvolve veículos do tipo fórmula; Serbaja, na fabricação de veículos off-road; Araras da parte do aeromodelismo; e Tortuga na área do nautimodelismo.

Durante o evento de inauguração, o coordenador da equipe, professor Alexandre Ramos, brincou durante seu discurso. “Agora as equipes de mecânica e as competições estão na terra, na água, no céu e, agora, no espaço”.

Somente a equipe Zenith é composta por cerca de 30 alunos

O chefe do Departamento de Engenharia Mecânica, professor José Aguiar, relatou sobre a importância do projeto no desenvolvimento acadêmico e profissional dos alunos. “As atividades de extensão diminuem a taxa de evasão dos alunos de engenharia, pois possibilita que o aluno entre em contato direto com a prática. Além disso, nessas competições estão presentes empresas interessadas nos conhecimentos dos alunos e acabam recrutando futuros engenheiros diretamente no local da competição”.

Ele também ressalta os objetivos do departamento com a criação do projeto. “O intuito é desenvolver um foguete e um minissatélite, lançá-los a determinadas alturas e depois recuperá-los na maior competição de foguetemodelismo da América Latina, o Latin American Space Challenge (LASC)”, afirma o professor.

Professor Alexandre Ramos é o coordenador da equipe Zenith

O reitor da UFS, Valter Santana, esteve presente no evento e também falou sobre a valorização que o projeto trará para a UFS. “Os nossos alunos são fruto do conhecimento adquirido aqui na universidade e a gente observa o êxito deles. Evidentemente o foco não é na competição, mas na possibilidade de você pôr em prática tudo aquilo que sonha, aprende e realiza. E com isso eles são premiados. Mostra que efetivamente estamos transmitindo conhecimento e oportunizando esses alunos com essas experiências e com aquisição de outros conhecimentos com auxílio da nossa formação”.

A nova equipe contribuirá não só para o desenvolvimento da UFS, como também para o estado de Sergipe com tecnologia de ponta, aumentando a empregabilidade dos alunos e a visibilidade acadêmica da universidade por meio das publicações científicas no meio digital.

O professor José Aguiar é o chefe Departamento de Engenharia Mecânica

Amanda Dias, integrante da equipe Zenith, lida com o compartimento de sistema no planejamento do projeto, além de ser a diretora financeira. “Estou muito contente de estar na equipe porque é algo muito importante para mim e para minha formação profissional. Posso contribuir com a equipe no conhecimento de produção e na gestão para o fluir do projeto”.

Premiação da equipe Tortuga

Além da inauguração da Zenith, houve uma premiação para a equipe Tortuga Nautidesign, campeã nacional do maior torneio de nautimodelismo universitário do Brasil, o Duna.

Equipe Tortuga Nautidesign foi campeã nacional do maior torneio de nautimodelismo universitário do Brasil

De acordo com o vice-capitão da equipe Tortuga, João Paulo Calderaro, trabalho em conjunto foi o diferencial que contribuiu para o bom resultado. “Mesmo em uma equipe que não tem ninguém de Engenharia Naval, conseguimos, através de nosso esforço, o primeiro lugar dentro de uma competição com várias universidades de nomes muito grandes em todo o Brasil. Isso mostra o poder da UFS dentro dessa área através da mecânica, elétrica e dentre outros cursos”.

“Nós, professores do DMEC, consideramos os alunos da equipe Tortuga Nautidesign heróis sergipanos, pois conquistaram a vitória apesar das muitas adversidades. Assim, a premiação realizada hoje foi o reconhecimento de todo esse esforço e dedicação dos alunos e professores envolvidos”, celebra o chefe do DMEC, professor Alexandre Ramos.

Jane Miranda - bolsista

Letícia Nery - Ascom UFS