Qua, 09 de novembro de 2022, 12:27

Semac tem programação diversificada no Campus do Sertão
Oficinas, palestras e rodas de conversa são algumas das atrações

A 8ª Semana Acadêmico-Cultural da Universidade Federal de Sergipe (Semac), que acontece em todos os campi da UFS, está com programação extensa em Nossa Senhora da Glória, no Campus do Sertão. Cursos, oficinas, palestras e rodas de conversa são alguns dos eventos que integram a Semana, conforme explica a diretora do Campus do Sertão, Anny Kelly Vasconcelos.

“A Semac é muito importante para o Campus do Sertão, é a hora que a gente tem de mostrar aos nossos alunos cursos diferentes, o que a gente faz aqui na prática. Então o aluno da Agronomia tem a oportunidade de fazer cursos e oficinas na área da Agroindústria, na área da Zootecnia, por exemplo. Os alunos realmente aderem porque eles podem trabalhar de forma prática aquilo que eles aprendem na sala de aula, além do mais a gente abre portas para a comunidade externa”, relata a diretora.

“Hoje mesmo está tendo a feirinha de orgânicos, que vende itens produzidos aqui, então é muito interessante. Trabalhamos aqui no campus de forma anual, com ciclos. Os alunos do primeiro ciclo ficam muito curiosos para saber mais sobre o que encontrarão lá na frente, no curso deles. Aqueles que não tiveram a oportunidade de frequentar, por exemplo, um laboratório, onde fazemos sorvete, vão ver na prática, durante a Semac, essa produção. As palestras também estão sendo bem movimentadas, os alunos estão aderindo, a gente está tendo uma grande participação”, complementa Anny Kelly.

Foto: Divulgação.

A professora Glenda Lídice de Oliveira é uma das participantes ativas da Semac no Campus do Sertão, ministrando a oficina Boas Práticas Agropecuárias para a Produção de Leite. “Temos dois projetos de extensão ativos que dialogam com a cadeia produtiva do leite na região do Alto Sertão Sergipano. A oficina de boas práticas agropecuárias para a produção de leite está sendo promovida pelo Projeto de Extensão Saúde do Úbere - Espelho da Qualidade do leite, em parceria com o Grupo Gerse, e está sendo ofertada com o objetivo de discutir com os discentes conhecimentos técnico-científicos imprescindíveis para o controle e a profilaxia da mastite, as boas práticas para obtenção do leite e os atuais desafios dos pequenos produtores de leite e como podemos intervir positivamente sobre eles, o que contribui para o desenvolvimento socioeconômico local”, resume a professora.

Encerramento

A programação da 8ª Semac no Campus do Sertão segue ativa até a próxima sexta-feira, 11, com atrações como a feira agroecológica, cursos, palestras, minicursos e oficinas. Na sexta, dia do encerramento, acontecem a palestra Bioinsumos na Manutenção da Fertilidade do Solo, o curso prático de análises físico-químicas e instrumentais, Dia de Campo, com experimentação e cultivo do milho e tecnologia de aplicação de defensivos.

Em seguida, uma roda de conversa com o tema Impacto das Políticas públicas ligadas à cadeia produtiva do leite e o consumo de lácteos seguros no município de Nossa Senhora da Glória. Finalizando a Semac no Campus do Sertão, haverá o I Concurso Cultural Cordelize-SE UFS Sertão, na sexta, das 14h às 18h.

Atualizado em: Qua, 09 de novembro de 2022, 12:30