Qua, 09 de novembro de 2022, 20:26

Copesflix, mesa sobre impactos da guerra, estudos árabes, inteligência artificial e metaverso: saiba como foi o terceiro dia da 8ª Semac
Evento segue até sexta, 11; confira a programação

Prosseguiu nesta quarta-feira, terceiro dia da Semana Acadêmico-Cultural da Universidade Federal de Sergipe, a CopesFlix, uma programação de filmes organizada pela Coordenação de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (Copes/Posgrap). Quatro sessões foram previstas para hoje: a exibição do filme A Teoria de Tudo, às 8h30 e às 16h30; e do longa Radioactive, às 10h30 e às 14h30. Foi o último dos três dias de sessões, na programação da Semac.

Imersão em Estudos Árabes

O pensamento árabe contemporâneo foi o tema de um curso introdutório de quatro horas, durante dois dias, finalizando na manhã desta quarta-feira, 9, na sala 206 da Didática 7. O curso faz parte de uma programação de imersão em estudos árabes e islâmicos, organizada pelo Centro Internacional de Estudos Árabes e Islâmicos (Ceai).

Segundo o coordenador do Ceai, Geraldo Adriano Campos, o curso almeja desenvolver questões sobre noções tempo-espaciais, dimensões filosóficas e sociológicas do pensamento árabe.

“Visando, assim, permitir uma sensibilização sobre estereótipos que são veiculados pela imprensa aqui no Brasil e fortalecer o campo dos estudos árabes e islâmicos na UFS e na universidade brasileira”, acrescenta o professor.

Estudantes de diversos cursos da UFS participaram do curso, que é interdisciplinar. “Temos participantes de Engenharia Elétrica, de Relações Internacionais, de Turismo, de Jornalismo, estudantes da graduação e da pós-graduação”, conta o pesquisador.


Foto: Schirlene Reis/Ascom UFS
Foto: Schirlene Reis/Ascom UFS

A programação é fruto de uma parceria entre o Ceai e o Laboratório de Estudos Orientais Azimute, da Universidade Federal do Rio de Janeiro. O coordenador do laboratório Murilo Meihy é o ministrante do curso.

“É um curso introdutório, um primeiro contato dos estudantes com categorias e conceitos que são fundamentais para o entendimento do sistema regional árabe”, explica Murilo.

“Levamos em consideração conceitos que são produzidos pelo próprio Oriente Médio, para que então tenhamos condições de operar essas categorias e conceitos de forma desprovida o máximo possível de um olhar preconceituoso, etnocêntrico, e que a gente possa se colocar no lugar do outro com mais facilidade”, pontua.

“Defendemos o argumento de que as fronteiras entre os campos precisam ser mais porosas”, acrescenta o professor, a respeito da interdisciplinaridade do curso, “ou seja, menos focado no que pertence ao campo da História, da Antropologia, da Sociologia e da Política, e fazer uma leitura conceitual mais integrada entre essas disciplinas”.


Foto: Schirlene Reis/Ascom UFS
Foto: Schirlene Reis/Ascom UFS

A imersão nos estudos árabes e islâmicos prossegue até sexta-feira, reunindo pesquisadores do Ceai, parte deles inclusive que estudam ou atuam em outras universidades.

“É importante ressaltar que essas atividades fazem parte de um esforço do Ceai, como um centro internacional, para fomentar a internacionalização da Universidade Federal de Sergipe, permitindo o contato dos estudantes com outras formas de pensamento e com outros povos e culturas”, frisa Geraldo Campos.

I Fórum de Assuntos Internacionais

Na tarde de hoje, segundo dia do I Fórum de Assuntos Internacionais, ocorreu a apresentação artístico-cultural “Caminhos do Ser”, com o bailarino e coreógrafo Bosco Daju, que antecedeu a mesa-redonda “Impactos da Guerra sobre a Economia e a Sociedade”, ambas no Auditório da Didática VII.


Foto: Adilson Andrade/Ascom UFS
Foto: Adilson Andrade/Ascom UFS

A mesa, coordenada pela professora Érica Winand, reuniu três especialistas na área: o professor Héctor Saint-Pierre, da Universidade Estadual Paulista (Unesp), a docente Andrea Baca, da Universidade Federal do ABC (UFABC) e a docente Bárbara Motta, do Departamento de Relações Internacionais da UFS.


Foto: Adilson Andrade/Ascom UFS
Foto: Adilson Andrade/Ascom UFS

“Não existe vácuo em nenhum ambiente político. Quando alguém aparece nesse cenário, é porque outro está se retirando. E nessa chamada guerra da Ucrânia o que estamos presenciando é uma disputa de hegemonia internacional, com uma potência aparentemente decadente, como Estados Unidos, e outras emergentes, como China e Rússia”, disse o professor Héctor Saint-Pierre.

Inteligência Artificial e Metaverso

Dentro da programação do XIII Encontro de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (EIDTI), ocorreu, no Auditório Libório Firmo, a palestra “Inteligência Artificial e Metaverso para Startups”, com o professor Cláudio Márcio, do Departamento de Administração.

O professor explica que a ideia da inteligência artificial é atender a áreas diversas. “Ela pode desde questões de negócios, acessibilidade, administração, e a tomada de decisões de gestores, médicos, indústria farmacêutica, uma infinidade de áreas”.


Foto: Adilson Andrade/Ascom UFS
Foto: Adilson Andrade/Ascom UFS

Abordando as barreiras entre o físico e o digital, e as vantagens e complicações que a tecnologia nos traz, além das ideias de negócios que têm surgido, o pesquisador também destacou a importância de se discutir este tema na academia.

“Muitas dessas inovações surgem no ambiente acadêmico, então quanto mais cedo se começar a discutir essas tecnologias, melhor, para que depois elas cheguem ao mercado. Temos na universidade alunos, professores que vão buscar esses elementos, em suas funcionalidades mais básicas, para transformar em produtos para a sociedade”, conclui.


Foto: Adilson Andrade/Ascom UFS
Foto: Adilson Andrade/Ascom UFS

Atualmente no sétimo período, a aluna Sayonara Hallin descreve como “incrível” a oportunidade de participar da Semac. “Esta palestra foi muito legal porque mostrou as diversas possibilidades da tecnologia, para alunos de qualquer curso, todos temos que entender e nos adaptar”.

Show de Humor


Foto: Adilson Andrade/Ascom UFS
Foto: Adilson Andrade/Ascom UFS

Fechando o dia com programação cultural, ocorreu a apresentação do humorista Ramon Coxinha, conduzindo um stand up que tratou de mentalidade, autoestima, crenças limitantes enquanto narrava sua própria trajetória na vida, na educação, e na comédia.

“Na internet a gente tem como educar as pessoas, seja através do humor, seja através de qualquer outro tipo de arte. A internet está muito voltada para a educação e o meu trabalho é falar da cultura sergipana, então, aqui consigo um contato mais direto, e consigo destrinchar ainda mais tudo o que há de educação envolvida no meu trabalho”, disse Ramon.


Foto: Adilson Andrade/Ascom UFS
Foto: Adilson Andrade/Ascom UFS

A Semac segue até esta sexta, 11. Para conferir a programação completa da edição 2022 da Semac, clique aqui.

Ascom UFS

comunica@academico.ufs.br


Atualizado em: Sex, 11 de novembro de 2022, 11:53
Notícias UFS