Sex, 11 de novembro de 2022, 09:49

UFS realiza o II Encontro dos Alunos Pecgeanos
Memórias e vivências foram o ponto alto da iniciativa
Participaram estudantes de sete países. (Fotos: Divulgação)

Com o objetivo de integrar e acolher os estudantes participantes do Programa Estudante Convênio de Graduação (PEC-G), que atualmente abrange estudantes de países como o Marrocos, Haiti, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Mali, Gana e Gabão, a Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal de Sergipe (Prograd/UFS), por meio do Departamento de Licenciaturas e Bacharelados, promoveu na última quinta-feira, 10, o II Encontro dos Alunos Pecgeanos da UFS: memórias e vivências.

Para o pró-reitor da Prograd, Dilton Maynard, o encontro foi uma forma de trazer experiências dos alunos que participam do programa PEC-G na UFS. “São alunos de países africanos em sua maioria, mas também temos de outros continentes. Eles puderam fazer um relato de como tem sido a vida deles aqui no Brasil, em Sergipe, e na universidade, como é que eles estão experimentando a participação nesse programa, quais as dificuldades, o que é que tem chamado a atenção, e as perspectivas de cada um deles”, resumiu o pró-reitor.

Andrey Cauam realizou apresentação cultural

“O evento nos ajuda a ter uma noção do atendimento que está sendo oferecido a esses alunos e também é uma maneira de pensar estratégias para aperfeiçoar esse trabalho. Esse tipo de iniciativa é importante porque fomenta o intercâmbio e ajuda na internacionalização da universidade. Então ficamos felizes, porque foi possível ver como a UFS tem ajudado na carreira desses jovens e como também eles tem contribuído com a nossa universidade”, complementou Dilton Maynard.

Integração

De acordo com a professora Patrícia Rosalba, diretora do Departamento de Licenciaturas e Bacharelados, ao receber os discentes, a UFS promove o encontro de culturas, o convívio e a aprendizagem, contribuindo para uma formação cidadã e integrada aos problemas apresentados pelo mundo globalizado, além de promover um processo intenso de internacionalização. “Esse evento foi um momento de oportunizar aos alunos estrangeiros mais uma experiência acadêmica proveitosa durante o período de intercâmbio estudantil na UFS. Outro importante objetivo foi ampliar a divulgação do programa na comunidade acadêmica e, com isso, promover maior visibilidade das ações”, comentou.

Objetivo de integrar e acolher os estudantes participantes do PEC-G

O evento apresentou falas dos estudantes em uma mesa de debate coordenada pelo ex-pecgeano do curso de Letras Vernáculas, natural de Guiné Bissau, Mohamed Malam Dabó. Os estudantes vinculados ao PEC-G apresentaram um pouco de sua trajetória para entrar no programa, as dificuldades enfrentadas, histórias marcantes e temas como diversidade cultural, experiências na universidade e no Brasil. Patrícia Rosalba reforçou a importância do encontro como uma forma de imersão e troca cultural. “Foi uma aula de História, Antropologia, Cultura, Educação, Internacionalização. Eventos como esses apenas demonstram o privilégio que é trabalhar na UFS”, pontuou Patrícia.

O II Encontro dos Alunos Pecgeanos da UFS contou ainda com a apresentação do artista Andrey Cauam, músico egresso do curso de Geografia da UFS, que brindou o público com músicas autorais e composições de outros artistas.

Ascom UFS

Atualizado em: Sex, 11 de novembro de 2022, 15:13