Nesta semana, do dia 07 ao dia 11 de novembro, aconteceu em todos os campi da Universidade Federal de Sergipe a 8° Semana Acadêmico-cultural (Semac). O Campus de Laranjeiras contou com uma programação com palestras, minicursos, oficinas e entre outros.
O diretor do Campus de Laranjeiras, César Henriques, disse que o processo de organização demandou bastante esforço para que a comunidade acadêmica pudesse ter uma programação completa. Segundo ele, a Semac é muito importante por ser um evento em que os alunos podem participar de uma diversidade de eventos, inclusive de outros cursos. “A potência que a Semac tem é de fazer com que os alunos possam ter contato com outros cursos e com outras realidades”.

“A programação do Campus de Laranjeiras está interessante, pois, apesar das dificuldades, conseguimos uma quantidade razoável de eventos, palestras, mesas redondas e oficinas", conta o diretor.
Entre as atividades desenvolvidas no campus, o evento “Movimenta CampusLar” foi organizado durante dois dias, de manhã e à tarde, pelo Centro Representativo Independente de Arquitetura e Urbanismo (Criar) e o Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo (Emau). A atividade consistiu em palestras sobre acessibilidade, patrimônio, e um documentário sobre a vida escolar, que fala sobre o problema da evasão e repetência dos alunos.
Além disso, houve também o “I Fórum de Mobilidade e Acessibilidade Urbana”, que foi organizado pelas professoras do Departamento de Arquitetura, Rozana Rivas e Marília Cavalcante. O fórum aconteceu na última quinta-feira, de manhã e pela tarde, com diversas palestras e debates sobre mobilidade urbana e acessibilidade.
Encerramento
Nesta sexta-feira, aconteceu o evento “UFS Laranjeiras de Portas Abertas”, organizado pela direção do campus. Nesse evento, oito aulas foram planejadas por professores de Arquitetura e Urbanismo, Zoologia e Arqueologia. O conteúdo foi pensado para um público que não fosse da área, para moradores da cidade e estudantes.
O último dia da Semana Acadêmico-Cultural do CampusLar também trouxe o fórum “Reforma Urbana e Direito à Cidade Nas Metrópoles" e a palestra “Arqueologia Pós-Processual na Prática".
Ascom UFS
comunica@academico.ufs.br