Seg, 21 de novembro de 2022, 16:26

Enade 2022: o que saber antes de fazer a prova
Estudantes concluintes deverão submeter-se ao exame

No próximo domingo, 27, será aplicada a prova do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), voltada aos discentes de ensino superior. Alunos concluintes da Universidade Federal de Sergipe (UFS) deverão submeter-se ao exame.

+ Veja mais detalhes sobre o exame no Edital do Enade

O que saber antes da prova?

Estão habilitados para realizar a prova os estudantes ingressantes e concluintes dos cursos listados a seguir – no caso dos concluintes, a Pró-Reitoria de Graduação publicou as listas nominais dos discentes da UFS que devem participar do exame.

Cursos da UFS que estão no Enade 2022

Os participantes deverão preencher o Questionário do Estudante no Sistema Enade até o dia 26 de novembro. Antes de preencher o cadastro, o estudante deverá criar senha de acesso no sistema Gov.br.

Sobre a prova

O exame será aplicado no próximo domingo, 27. No Sistema Enade, o estudante poderá consultar o local de provas, assim como consultar e imprimir o Cartão de Confirmação da Inscrição. É recomendado que o estudante leve o Cartão de Confirmação da Inscrição no dia de aplicação das provas.

Os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h, e a prova terá início às 13h30 e deverá ser encerrada às 17h30, sempre obedecendo o horário de Brasília. É obrigatória a apresentação de via original de documento oficial de identificação com foto para a realização da prova. O cartão-resposta deverá obrigatoriamente ser preenchido com caneta transparente de tinta preta.

As provas serão compostas por uma parte de Formação Geral, comum aos cursos de todas as áreas (com dez questões, sendo duas discursivas e oito de múltipla escolha), e uma de Componente Específico, próprio de cada área de avaliação, (com 30 questões, sendo três discursivas e 27 de múltipla escolha).

A divulgação dos resultados ocorrerá a partir do dia 31 de agosto, com a disponibilização do Boletim de Desempenho Individual do Estudante, no Sistema Enade.

Sobre o Enade

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) foi criado pelo Ministério da Educação (MEC) e serve como uma avaliação do rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos.

A prova não tem caráter de reprovação, porém é componente obrigatório da graduação, ou seja, indispensável para a obtenção do diploma do estudante envolvido

Além disso, o Enade é fundamental também para a UFS, já que, com os resultados, é possível conhecer a qualidade dos cursos da universidade por meio do cálculo dos indicadores de qualidade da educação superior.

Ascom UFS

Atualizado em: Ter, 22 de novembro de 2022, 09:04