Qua, 23 de novembro de 2022, 12:10

Campus de Lagarto realiza campanha de doação de sangue
Foram coletadas 136 bolsas de sangue
Professor Tiago Costa é coordenador do Nepesie. imagens: Ana Laura Farias/ Campus Lagarto

Para os discentes, a Universidade é local de aulas, estudo, cultura, aprendizado e socialização entre os colegas, mas também pode ser espaço para ações como a doação de sangue. A campanha de coleta externa do Hemose, realizada nesta quarta-feira (23) seguiu até 14h, no Cinema da Vivência do campus Lagarto. A ação é uma articulação entre o Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Saúde Integrativa e Espiritualidade (Nepesie), do Departamento de Educação em Saúde, o Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) e o grupo “Salvar Vidas Não Custa Nada”, composto por voluntários de Lagarto. A campanha coletou 136 bolsas de sangue.

Um desses alunos foi Gabriel Santiago. “Essa é a segunda vez que eu doo sangue. É um gesto tão simples e que pode ajudar tantas pessoas. Quando eu descobri que iria ter aqui, já decidi que iria fazer e avisei também aos meus colegas calouros de Medicina. O fato de ser no campus já nos poupa de um deslocamento e facilita muito”, avalia.

Realizar essa aproximação entre os discentes de saúde e o Hemose foi um dos principais objetivos do evento, segundo o docente Tiago Costa, coordenador do Nepesie. “Nós estamos falando de futuros profissionais da área, então é importante haver esse diálogo e proximidade, além, claro, de ajudar quem está precisando”, pontua.

Discente de Medicina, Gabriel Santiago acredita que doação de sangue é um gesto simples que pode ajudar muitas vidas

O enfermeiro Roney Bantim, coordenador da campanha, diz que as coletas externas têm sido cruciais para a reposição do banco de sangue do Hemose. Com a retomada das atividades após o período mais crítico da pandemia, as cirurgias eletivas e os acidentes voltaram a subir. Atualmente, o estoque passa por uma leve melhora, após um período crítico. “É por isso que ações como essa são tão importantes. A coleta nas cidades do interior reforça o nosso banco de sangue. Além disso, um contato com a área já na graduação pode fazer com que os estudem despertem para a área de Hematologia”, pontua.

Além dos discentes, a campanha contou com a participação de docentes, servidores técnicos, funcionários terceirizados e comunidade externa.

Ana Laura Farias

Campus Lagarto